quinta-feira, 11 de março de 2021

CNE ANUNCIA INÍCIO DA ATUALIZAÇÃO DAS CARTOGRAFIAS ELEITORAIS DENTRO DE UMA SEMANA

 

O presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE), José Pedro Sambú, anunciou esta quinta-feira, 11 de março de 2021, que dentro de uma semana a CNE vai iniciar os trabalhos de atualização das cartografias eleitorais, tendo lembrado que o novo cronograma eleitoral prevê a realização da primeira eleição municipal na Guiné-Bissau ainda este ano. 

José Pedro Sambú fez esse anúncio à saída da audiência com o Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, a quem disse ter entregue o cronograma eleitoral para 2021.

“O novo cronograma também prevê  atualizações de cartografias eleitorais,  atualização de caderno eleitoral e  realização das eleições autárquicas”, sublinhou.  

Aos jornalistas, o presidente da CNE frisou que “cabe ao órgão competente decidir e criar condições financeiras para que seja atualizado o caderno do recenseamento eleitoral e a realização de eleições municipais”.

Em dezembro de 2020, quando circulavam rumores sobre uma eventual decisão do chefe de Estado em dissolver a Assembleia Nacional Popular (ANP), José Pedro Sambú reuniu-se com Sissoco Embaló. Da reunião, presidente do orgão gestor do processo eleitoral disse ter informado ao Presidente da República que, antes de tomada de qualquer posição, era preciso observar alguns aspetos pré-eleitorais concernentes à atualização da cartografia e o recenseamento eleitoral.

“Apenas transmitimos uma opinião técnica sobre aspetos práticos previstos na lei eleitoral que julgamos serem  fundamentais  para observar”, disse.

De recordar que em dezembro de 2020, a CNE tinha previsto a atualização de recenseamento eleitoral de  janeiro a março de 2021, com base na lei eleitoral. 

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Conosaba/odemocratag

Sem comentários:

Enviar um comentário