Bissau, 16 Set 20 (ANG) – O Director Clínico da Clínica “Henrí” afirmou que o consumo de drogas é o maior causador de problemas mentais no país, principalmente na camada juvenil.
Em entrevista exclusiva à ANG, António Na Canlé disse que a sua instituição, desde a sua entrada em funcionamento, à 26 de Junho passado, já atendeu 70 pacientes com diferentes problemas mentais, sendo 46 do sexo masculino e 24 do feminino, dos quais 37 internados, 20 já tiveram altas, além dos 32 com tratamentos ambulatórios.
Revelou que dos 70 atendidos e internados, as patologias sofridas por pacientes são toxicodependência(16), psicoses aguda (17) , e crónicas(12), epilepsia(10), depressão bipolar(4), surto psicótico(4), depressão monopolar pós parto(1) , e bipolar(1) toxicodependência de álcool(2), esquisofrenia(2), e ansiedade(1).
Explicou que o esquema feito das faixas etárias dos pacientes começa dos 15 à 49 anos de idade, e representa o grupo que mais possui transtornos mentais derivados de consumo de drogas.
António Na Canlé aconselha aos jovens guineenses a se abdicarem do consumo de drogas para o bem da sua própria saúde físico-mental.
A título de exemplo afirmou que a maioria dos jovens que anda nas ruas de um lado para outro é vítima de consumo excessivo de drogas e álcool.
O director clínico de Henri recomenda à famílias com jovens que apresentam comportamentos inadequados a recorrerem à clínica para tratamento, quanto mais cedo possível.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário