sexta-feira, 17 de maio de 2019

PARA RECORDAR



Estávamos em 2014. Eram estas os propósitos da candidatura do Sr. José Mário Vaz à Presidência da República, que se reproduz na íntegra:

« É tempo de acreditar que vale a pena a candidatura de José Mário Vaz à Presidência da República, através do PAIGC e do Movimento de Apoio a JOMAV, com expressão nacional;
Com o único propósito: para que a Guiné-Bissau caminhe com os seus próprios pés, na diversidade, na convivência, no conhecimento, na defesa dos direitos, na produção da riqueza, rumo a um País emergente.
Mulheres, homens, jovens, este é o momento decisivo e importante na vida do nosso País e do nosso Partido nestas eleições legislativas e presidenciais.
Quero, neste momento, partilhar convosco e apresentar ao País e ao mundo o meu programa eleitoral, feito em colaboração com o Partido, com o Movimentode de Apoio a JOMAV, com jovens, mulheres, homens, estudantes, intelectuais, camponeses e camponesas, pscadores, empresários, enfim, com todos os sectores e sensibilidades da nossa terra;
Que se resume no seguinte:
1 – Respeitar religiosamente a Constituição e as demais Leis do País, assim como os poderes presidenciais plasmados na Constituição da República;
2 – Estabelecer uma ponte entre o passado, presente e futuro da Guiné-Bissau;
3 – Ter uma ligação activa com os cidadãos comprometidos com o País;
4 – Partilhar com o Governo o modelo de desenvolvimento da nossa terra; a política económica; o meuio ambiente; saúde e saneamento básico; educação e cultura; seguranç pública e defesa e reforma nestes sectores; direitos humanos; política de género; democracia participativa; trabalho e emprego; economia para uma sociadede sustentável, finanças públicas e qualidade de vida, entre outros.
5 – Política externa para o século XXI, dentro do princípio fundamental do bi e multeralismo, da manutenção e promoção da paz; da reciprocidade mútua, de não ingerência nos assuntos externos e outros princípios defendidos e respeitados nas relações internacionais.
Por fim, não esqueçam que estas eleições são momentos marcantes na democracia guineense e devem vota rem quem ja prometeu e cumpriu.
Viva a Guiné-Bissau, Pátria de Cabral ».
Tudo isto, guineenses, para avivar a memória dos que fingem esquecidos dos ganhos da Guiné-Bissau com o JOMAV, com a liberdade (mininu abri si boca e punta quê qui liberdadi?) e a democracia e não o contrário, como tentam pintar, compram manifestações e orientam a imprensa, nacional e internacional, inclusivé os Blogs contra o PR, mas o mundo precisa conhecer as verdadeiras informações.
A Guiné-Bissau tem um Presidente da República, cujo passado e provas dadas falam por si, reconhecida internamente, forte, culto, inteligente, combativo, com pensamento próprio, não anda a fazer recados dos lobbies e grupos de interesses nacionais e internacionais, que sabe ler a nossa realidade e apresentar soluções para os nossos actuias problemas.
Continue assim. Firme, decisivo e contribuir para uma « nova esperança e um « novo despertar » da Guiné-Bissau.
O importante, para nós, é o PR e não eles, pois é preciso coragem para defender o que é justo, e a coragem é contagiosa.
São precisos duas coisas para mudar a GB: empenho e sacrifício.

Por ATAKIMBOUM

Sem comentários:

Enviar um comentário