domingo, 19 de maio de 2019

OPINIÃO: "MAMA GUINE" - AUA EMBALO

Chegou a hora, de todos os guineenses disserem basta a situação em que a Guine esta colocada, pelos nossos políticos."Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela." - George Bernard Shaw.

Antes de tudo, gostaria de lembrar aos nossos políticos que a Guine Bissau é uma República soberana com os seus valores e princípios conquistados pela nossa independência como povo livre e independente, essa independência que hoje alguns querem banalizar pelo belo e mero prazer custou a vida de muitos cidadãos que na altura foram forçados a lutar pela sua dignidade humana e pela liberdade da geração vindoura com o intuito de hoje o país tornasse numa república de homens livres e conscientes das suas atitudes e responsabilidades, mas a mim me parece que o nosso país está vivendo numa nova era de colonização pelos seus próprios filhos, que pelos seus interesses individuais estão a ser postas acima dos interesses do povo da Guine defraudando assim as nossas espectativas dia após dia.

E urgente mudar o rumo do país nesse marasmo e lamaceira que meteram-no num beco sem saída, mas, e possível sim, encontrar soluções desde momento que, todos os implicados nessa situação soubessem deixar o EU para trás e dizer sim podemos, porque a Guine é nossa, somos nos quem vamos dar um novo rumo ao nosso país, ninguém virá de fora para nos ajudar a escrever uma nova história para o nosso maravilhoso país.

E preciso lembrar que a verdade é o único caminho para resolução de qualquer problema, como disse e bem JESUS CRISTO A VERDADE VOS LIBERTARA…

E bom lembrar que, a Guiné é um estado democrático e a democracia verdadeira tem os seus princípios básicos assentados na liberdade e a igualdade, em que, o poder deve residir no povo ou aliás os governantes deveriam incutir nas suas mentes que estão lá no topo é para nos representarem os escolhemos para defender os nossos interesses não os seus próprios mas, na Guiné as pessoas querem mudar o conceito da democracia satisfazendo a vontade dos chamados ”djintons” a nossa custa, porque, usam o povo para chegar o poder e depois esquecem que fomos nos que os levaram a chegar lá, basta, estamos cansados de ver os nossos futuros adiados a cada hora, já lá vão mais de quatro décadas chega!

O nosso país é semipresidencialista e é baseado numa constituição que demonstra a separação clara dos poderes que são: o poder legislativo, executivo e o judicial, e é preciso na verdade respeitar os princípios da constituição da república, e sobretudo respeito as instituições publicas, porque elas são permanentes e continuas, as pessoas vão mas elas estão lá independentemente das nossas vontades, a legitimidade e a legalidade deve prevalecer dentro das instituições publicas, nos não devemos impor as nossas vontades e nem substituir as instituições nas suas tarefas. 

Segundo o Prof. João Damasceno “... aquilo que é identificado como vontade da Constituição deve ser honestamente preservado, mesmo que, para isso, tenhamos de renunciar a alguns benefícios, ou até a algumas vantagens justas. Quem se mostra disposto a sacrificar um interesse em favor da preservação de um princípio constitucional fortalece o respeito à Constituição e garante um bem da vida indispensável à essência do Estado democrático. Aquele que, ao contrário, não dispõe a esse sacrifício, malbarata, pouco a pouco, um capital que significa muito mais do que todas as vantagens angariadas, e que, desperdiçado, não mais será recuperado.”

Povo guineense é preciso ser fortes e unidos na defesa dos nossos direitos e do nosso país não deixemos ser usados por grupos de interesses diferentes dos que almejamos para o nosso país, os nossos políticos tem essa mania de criar conflito pelos próprios interesses e depois dividir a opinião pública.

Chega, agora a “guinendade” deve falar mais alto devemos mostrar que somos maduros, sabemos pensar e tirar ilações, já vivemos esse dilema no passado, não devemos cair de novo no mesmo erro, do mesmo grupo de interesse.

QUINTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário