quarta-feira, 15 de maio de 2019

"A MINHA OPINIÃO"



O PAIGC, de que já fiz parte, é um Partido político. Era o movimento de libertação, nos anos setenta e oitenta. Mas agora, como Partido que é, organizado, constituído formalmente, com objectivo de conquistar o poder político, no actual cenário político da GB, não tem de estar contra ninguém, e nem contra nenhuma das Instituições da GB, mas contra si próprio, olhar para dentro e para fora do Partido. Para dentro, há o PAIGC; para fora, há a sociedade guineense, no seu todo.

O PR é uma Instituição. Por força da Constituição, é um Orgão de Soberania. À todos os Orgãos de Soberania, deve-se respeito e consideração. Si bu ca rispita alguim, ca bu rebecil.

Cada um, seja militante do PAIGC ou de um outro Partido, pode dizer o quer quiser, mas desde que não ponha em causa a dignidade das pessoas. O respeito cabe em todo o lado. Ofender a dignidade de alguém tem consequências, mas não digo quais. Cada um tira as suas ilações.

Politica e dignidade das pessoas não podem ser postas no mesmo plano, no mesmo saco. A política comporta ética, respeito, consideração e fineza, em todo o lado. Essa máxima tambm é válida na GB.
Se queres ser respeitado, respeita os outros.
Mas, construir uma máquina poderosa para falar mal do PR, de um Orgão de Soberania da GB, não está certo.

Mesmo que continem a dizer mal, não devemos ouvir as pessoas que não queremos ouvir, porque, dou-vos um conselho: « Um homem que não tem nada a perder é perigoso ».
Então, atenção, o PR não é seguidista  e nem vai em alinhamentos.
A vontade de mudar o cenário politico guineense é participativo; não é exclusivo de nenhum guineense e de um partido politico e far-se-á com o tempo.

Por Atakimboum

Sem comentários:

Enviar um comentário