sexta-feira, 31 de maio de 2019

GUINÉ-BISSAU EM RISCO DE PERDER FINANCIAMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE AUTO-ESTRADA

A Guiné-Bissau corre o risco de perder o apoio do governo da república popular da China para construção da estrada que liga rotunda do Aeroporto à Safim devido a soma avultada de indemnizações aos habitantes arredores da mesma via

Em conferência de imprensa, esta quarta-feira (29), o ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, António Óscar Barbosa, sustenta que estes são os motivos no atraso do iniciou da execução das obras desta via rodoviária.

“A auto-estrada rotunda do Aeroporto à Safim, está parada por único motivo, a primeira conceição do projecto que foi feita que neste momento a direcção-geral das obras públicas está a trabalhar, está orçada num valor aproximadamente a 4.000.000.000 FCFA (quatro bilhões de francos CFA), agora estamos a procura das melhores solução para baixar este montante caso contrário, estamos em via de perder este financiamento”, explica.

No que se refere a obra da construção da estrada Buba-Catió, o titular da pasta das obras públicas revelou que existem contratempos que condicionam a entrega das obras de acordo com a data do caderno em cargo.

“Estamos a ter atraso no pagamento à BOAD, devido a situação financeira. Temos outros constrangimentos devido ao problema da empresa executora da obra “AREZKI” e um terceiro, então o problema não foi resolvido e o tribunal mandou prender os materiais da referida empresa e isso dificulta a execução das obras. Na minha última visita às obras vi que a empresa está empenhada em acabar as obras”, avança.

Em março de 2017, o presidente da república lançou a primeira pedra para construção da via rodoviária de 60 km, e teria a duração de dois anos de acordo com o prazo dado a empresa encarregue para execução da obra de construção da estrada que liga Buba - Catió, na província sul do país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá/radiosolmansi com Connosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário