sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PAIGC GARANTE QUE DEMISSÃO DO PRS NO GOVERNO NÃO TRAZ ROTURA E NEM FRIO AO EXECUTIVO


Demissão dos dirigentes do PRS no atual Governo deixa executivo de Aristides Gomes com mais carga e vida para se respira.

Pelo que, PAIGC maior força política do país advertiu hoje em Bissau ao PRS que, nunca cederá perante as ameaças em abandonar atual Governo, anunciado pelos renovadores.
“Alguém que servia o PRS comida para se alimentar jamais tenha condição de o fazer. Porque este Governo não depende dele. Mas, queremos-lhes dizer que, com a vossa saída no Governo algo vai acontecer com os que permanecem nele, estão completamente enganados. PAIGC quer deixar aqui bem claro que nada acontecerá com o Governo, sofrer declínio”, garante João Bernardo Vieira.

Conforme Bernardo Vieira, a incoerência política é palavra de ordem dos membros do Governo do PRS e MADEM G-15: “Você é membro do Governo. Como pode fazer marcha contra esse Governo. Remar contra maré ao ponto de enviar relatório ao CEDEAO, contra próprio Governo que pertence.”

“Quando vimos as pessoas a ter este tipo de atitude, a conclusão à que chegamos é que elas estão desesperadas e frustradas por estarem cientes de que vão cair mais uma vez nas urnas”, afirmou o João Bernardo Vieira.

Por ouro lado, PAIGC pede a demissão de Sola Na Inquilin Na Bitchita enquanto Presidente da Comissão Parlamentar para Defesa da Mulher e Criança, alegando as ameaças de espancamento proferidas recentemente contra uma mulher.

O pedido foi feito hoje em conferência de imprensa dada pelo porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, em jeito de análise à actual situação política, sobretudo do recenseamento eleitoral em curso, bem como do conteúdo da conferência de imprensa realizada na semana passada por um grupo de partidos políticos que contestam o registo eleitoral.


Aquele político disse que o país não se constrói com violência e que no passado o PAIGC lutou pela libertação da Guiné-Bissau e actualemente o seu partido está disposto a lutar contra a ignorância, fome e acabar com as doenças. 

Quanto a ameaça de abandonar o governo caso o Presidente da República não demita a ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes, o porta-voz do PAIGC disse não surpreender ninguém, justificando que ao longo dos setes meses deste Governo verificaram-se muitos cenários em que as pessoas participam na tomada de algumas medidas na plenária de Conselho de Ministros e depois fazem o contrário.

Acusou o PRS de coadunar com as declarações de Sola Na Inquilin Na Bitchita, questionando como é que um partido que almeja dirigir o país quer que as mulheres sejam espancadas. 

Nesta conferência de imprensa o parta voz do PAIGC disse ainda que já é tempo do Presidente da República fixar a data das eleições legislativas, porque já se recenseou cerca de 90 por cento dos cidadãos com capacidade eleitoral e que não acredita que o chefe de Estado guineense vai esperar depois da realização da Conferência de chefes de Estado e do Governo da CEDEAO que se realiza a 22 de Dezembro para marcar a data.
João Bernardo Vieira disse que as irregularidades no recenseamento denunciadas pelo conjunto de partidos e a intenção dos alguns partidos em avançar com uma previdência cautelar, servem apenas para atrasar o processo e consequentemente prolongar o escrutínio, por não estarem preparados para ida às urnas. 

A oferta que o Presidente Mário Vaz fez aos Presidentes de algumas organizações sindicais não escapou as críticas do porta-voz do PAIGC, qualificando ainda de “fufafu” as ideais defendidas por José Mário Vaz, nomeadamente do “dinheiro de Estado no cofre de Estado e combate a corrupção”.

“Isto não nos surpreende. Este próprio é José Mário Vaz. Tenta cobrir as mãos com o céu que tudo está bem, quando no fundo, tudo está sujo com cheiro desagradável,” afirmou Vieira.

O político condena a pressão exercida pelo Presidente Mário aos técnicos timorenses para descredibilizar o processo de recenseamento eleitoral para beneficiar os seis apoiantes.

“Isto demonstra que as pessoas estão frustradas e não querem ir às eleições. O PAIGC está preparado porque PAIGC que conhece melhor o caminho do desenvolvimento almejado pelos guineenses”.


Conosaba/Notabanca

Sem comentários:

Enviar um comentário