quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

«MENSAGEM DE BOAS FESTAS» ARTIGO DE OPINIÃO Nº12/2018 - MALAM GOMES


Artigo Nº 12 ou último de 2018 – Mensagem de Boas Festas - Bom Natal, Bom Ano novo (2019) e dicas para a sociedade Guineenses - Sociedade são as pessoas, não são selvas, para os inimigos do nosso Povo e da nossa Terra sagrada ou do nosso País República da Guiné – Bissau.

Desejo uma longa vida a todos os guineenses, amigos da Guiné – Bissau, e os nossos inimigos, inimigos do nosso povo e da nossa terra sagrada (RGB)
Para todos poderem assistir de pés bem firmes no nosso chão sagrado, (dentro e Fora da nossa terra RGB) Aqui ou lá se faz e lá se paga os nossos inimigos - Vão assistir como diz as nossas vitórias quotidianas.

Apelo aos verdadeiros guineenses primeiro temos que saber:
1- Onde viemos? 2 - Onde estamos? 3 - Onde queremos ir? 4 - O que é que queremos? 5 - E com é que podemos contar? São cinco (5) perguntas.

Guineenses perguntas para reflecção, respondermos em 2019.
 Se queremos a unidade, democracia, liberdade, direitos humano, desenvolvimento da sociedade, do país, respeito temos que trabalhar com seriedade e responsabilidade, com transparência, criar clima de confiança, que está muito baixa e enterrar de vez – Catanas, machados, armas da guerra e perdoarmos uns aos outros para podermos tomar conta das nossas cabeças e do destino de nosso país (RGB), merecer e reconquistar o respeito que tínhamos no mundo.

 Temos que evitar as meras conversas e apostar no diálogo sério e na verdade – Temos que trabalhar com a seriedade e com a responsabilidade, temos que falar, temos que ouvir os outros, temos que ler, temos que escrever as nossas opiniões, os nossos artigos, as nossa poesias, os nossos livros é o que eu faço ou muitos de (Nós Guineenses) fazem e devemos continuar a fazer porque os comportamentos e atitudes dos nossos políticos exigem ou obrigam-nos fazer.

Guineenses Todos Nós temos Fadiga - Dos nossos políticos e governantes que estão-nos governar sempre a muito e muito tempo ou as mesmas caras que só sabem – Ganhar o dinheiro, mandar, formar partidos e movimentos políticos com (os Seus e as Suas) um bom entendedor meia palavra Basta com B Grande - como disse Eles políticos só sabem formar partidos e movimentos político e já lá vão quarenta e oito (48) partidos e movimentos políticos – Mudam, trocam os lugares cadeiras do poder, formam os partidos e movimentos político, como quem troca as roupas de vestir a quase cinquenta (50) anos – Todos os males, todas as falhas, todos os erros que os guineenses sofreram ao longo desses anos todos, nós conhecemos e sabemos os responsáveis dos tais erros, falhas e atrasos.

Toda sociedade Guineenses sentiu ou nós todos sentimos dentro e fora da porta principalmente – Bons filhos da terra, bons políticos, bons trabalhares, bons ténicos, bons ou simples trabalhadores rurais, ou toda sociedade guineenses, porque muitos bons quadros e boa gente não têm trabalho e nem lugares de destaque na sociedade e no nosso país e a sociedade são as pessoas, não são as selvas.
Causadores de tudo, têm nomes Chamam agente no PAIGC e não Agente do PAIGC – Todos nós sofremos e devemos perdoar tudo e começar, tudo  de nova, com confiança, respeito mútua, responsabilidade e com trabalho sério, transparência, mas temos que colocar cada pessoas no seu lugar.

Há património que não devemos esquece, não podemos pagar, e nem podemos acabar a história da nossa luta de libertação nacional e dos nossos antigos combatentes da liberdade da pátria ou (libertadores do nosso chão sagrada RGB) - Esses restam pouco, mas não devemos esquecê-los e os seus filhos devem merecer espacial atenção, porque sofreram muito, todos nós sabemos, se a criança for criado longe da família sofre solidão a família que estou a referir são os (Pai e a Mãe).

Agora nós guineenses estamos em toda parte do mundo, viajar é bom, porque vamos descobrirmos outro mundo, outra cultura, diferente e as vezes perguntamos. Porquê que nascemos lá e não nascemos aqui?

Verdadeiro diário é aquela que nós escrevemos com o nosso próprio punho, maior ferramenta que temos para apresentar e oferecer a família e um amigo ou amiga são – Bons conselhos, um bom artigo, um bom livro, uma boa poesia, um bom e o romance mas para escrever são preciso:

Tempos normais, tempos extras e mental, as vezes alguns dizem não têm, alias, ninguém tem, mas é precisa arranjarmos, mas temos que ter:

Capacidade, reflexão sério, muito tempos, muitas horas normais e extras, muito cuidado, disciplina, ética, paciência, vontade, responsabilidade, inteligência e persistência, muito e muito trabalho.
Há escritores limpos e escritores toscos – Quando estamos a escrever, uma parte é a nossa, outra são de outras pessoas e a outra é a história.
Devemos escrever correctamente e se possível sem as falhas e nem os erros como? Alguns ou todos nós queremos, mas são difíceis de evitar.

Onde é que estão os nossos – Desafios, as nossas barreiras, as nossas dificuldades, os nossos obstáculos? É conseguir publicar ou na publicação nos Jornais e editores Eles as vezes não querem ou não aceitam publicar.

Hoje não há problemas estamos no mundo sem fronteiras e podemos recorrer as (Redes Sociais) para publicar as nossas obras sem problemas e sem os custos para nós e bem publicadas sem censuras.
Há pessoas que recorrem ou utilizam (Redes Sociais) para homiliar as pessoas, divulgar as campanhas de ódio e de medo que é grave.

Quando se descodeamos e apelamos as violências estão a pôr em causa – Direitos dos outros, Democracia e liberdade e até pode vir suspender esses bens comum conquistadas e estão ser trabalhadas para ser consolidadas.

O nosso mundo é tão cumplicado – Vejamos há pessoas que são pequenos e fracos como os passarinhos e outros têm as orelhas grandes como os elefantes mas, não lhes servem nada.

 Maiorias de empregos e trabalhos no mundo de hoje não têm auto-estima elevada e nem os elogios - É o que, mais nos afectam a nossa confiança e produtividade na nossa sociedade e no mundo global.

Há auto-estima, mas é só para algumas pessoas e satisfação também.
Tapetes vermelhos para os ditadores, violadores dos direitos humanos e corruptos deviam acabar, o mais difícil é o ser humano reconhecer os os seus erros, as suas falhas, o trabalho mal feito e corrigi-lo.
 O que é deixam perplexos as pessoas que trabalham com seriedade no mundo de hoje, que as vezes trabalham vinte quatro, sobre vinte quatro (24) horas - Eles e Elas vêm as condições de alguns direitos humanos serem defendidas com, unhas e dentes e a com boca cheia esses existem.

Mas onde é que estão as condições de não pagadores?

No Ocidente ou (Velho) Continente há democracia, liberdade e direitos humanos e a ditador do tempo para tudo a mais, mas em alguns países Africanos - Há cultura da ditadora, de violência de abuso de poder, da corrupção - impedem a democracia plena, liberdade, direitos humanos e o desenvolvimento do nosso Continente.

Continuação de bom trabalho é aqui é que está o nosso – Respeito, o nosso reconhecimento, a nossa aceitação na sociedade e no mundo, a nossa independência, a nossa autonomia, e a nossa confiança.

Trabalho não é obrigatória e nem é o castigo é a nossa obrigação é o sacrificar como disse e bem o trabalho não é obrigatória e nem é o castigo é sim a nossa obrigação é o sacrifício, se quisermos ser autónimo e independente, livre, ter democracia, liberdade ter tudo ao longo da nossa vida, temos que aceitar todos os sacrifícios necessários que significa trabalhar limpo, com seriedade e responsabilidade.

Desejo continuação de bom Natal e o bom ano Novo (2019) para todo mundo com a unidade, com mais artigos, menos sala e piripiri, mas com mais pimentas em 2019 – Vamos continuar a trabalhar.

Malam Gomes – Segurança, Presidente e Conselheiro em Portugal
                            


Sem comentários:

Enviar um comentário