O Presidente da República, José Mário Vaz, fixou a data de 10 de Março de 2019, para a realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau. O anúncio da data feito através do decreto presidencial n°20/2018, publicado no início da tarde desta quinta-feira, 20 de dezembro.
“Por força do decreto presidencial n°07/2018 de 16 de Abril foi fixada a data de 18 de Novembro de 2018 para a realizaçéao das eleições legislativas. Porém, por razões que se prendem com constrangimentos de carater político-institucionais, não foi possivel a mobilização a tempo dos meios técnicos, logísticos e financeiros com vista a realização das eleições na data fixada. Por esse motivo, não se conseguiu realizar o recenseamento, eleitoral do potencial dos eleitores em tempo útil, como pressuposto fundamental à efetivação do ato eleitoral”, lembrou o Presidente da República no seu decreto.
Face ao exposto, José Mário Vaz ouviu essa manhã o governo, líderes de partidos políticos com assento parlamentar bem como aqueles que não têm assento no hemiciclo guineense e a Comissão Nacional de Eleições, com vista a fixação de data de eleições legislativas e que acabou por fixar para 10 de Março de 2019.
Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário