quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O QUE É UM SERVIDOR? E PARA QUE SERVE?

Pate Cabral Djob, técnico de Instalação  e  gestão de Redes Informáticos 

Em informática, um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, chamada de cliente.
Esses serviços podem ser de naturezas distintas, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico.
A primeira coisa que precisa de saber sobre um website é que é composto por várias partes: o servidor, o domínio e o sistema de gestão de conteúdos. Neste post, focamos na primeira parte e respondemos à pergunta: o que é um servidor e para que serve?
Já dissemos várias vezes no nosso blog que um website é um conjunto de páginas interligadas entre si. Para aceder a um website, precisamos de um navegador como o Internet Explorer, o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou outros semelhantes. O que os navegadores fazem é organizar a informação para facilitar a leitura
Mas para que o website esteja online é necessário alugar um espaço num computador que esteja ligado à rede durante 24 horas por dia. A estes computadores – usados para abastecer todos os conteúdos do website – chamamos servidores. Cada servidor corresponde a um endereço IP (Internet Protocol) como, por exemplo, 193.136.2.193. A principal vantagem é que esse computador está ligado à Internet durante 365 dias por ano, assegurando que o website está sempre online.
A história dos servidores está diretamente ligada com a história da Internet. Assim que as redes começaram a permitir a comunicação entre diversos computadores, surgiu a ideia de se usarem alguns computadores para abastecer apenas websites e conteúdos. Os restantes computadores seriam usados para a navegação. Até aqui, não é difícil perceber a diferença entre um servidor e um dos nossos computadores.

Servidor e alojamento web

Resta então a pergunta: onde pode encontrar um servidor? A verdade é que a par com os servidores surgiram também serviços de alojamento web. Em vez de comprar um servidor para ter em casa, pode recorrer aos serviços de uma empresa de alojamento web e alugar o espaço de um dos seus servidores.
Mas tenha cuidado: se não confia a sua casa a um estranhonão confie o seu website a uma empresa sem credibilidade. Se os servidores da empresa falharem com frequência, o website fica offline até os servidores estarem de novo funcionais.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a ideia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.
Com o advento das redes, foi crescendo a necessidade das redes terem servidores e minicomputadores, o que acabou contribuindo para a diminuição do uso dos mainframes.
O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.
Existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:
  • Servidor de Fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da internet.
  • Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos usuários.
  • Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
  • Servidor de e-mail: Servidor publicitário responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
  • Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.
  • Servidor de banco de dados: Servidor que possui e manipula informações contidas em um banco de dados
  • Servidor DNS: Servidores responsáveis pela conversão de endereços de sites em endereços IP e vice-versa.
  • Servidor proxy: Servidor que atua como um cache, armazenando páginas da internet recém-visitadas, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas ao chamá-las novamente.[3]
  • Servidor de imagens: Tipo especial de servidor de banco de dados, especializado em armazenar imagens digitais.
  • Servidor FTP: Permite acesso de outros usuários a um disco rígido ou servidor. Esse tipo de servidor armazena arquivos para dar acesso a eles pela internet.
  • Servidor webmail: servidor para criar emails na web.
  • Servidor de virtualização: permite a criação de máquinas virtuais (servidores isolados no mesmo equipamento) mediante compartilhamento de hardware, significa que, aumentar a eficiência energética, sem prejudicar as aplicações e sem risco de conflitos de uma consolidação real.
  • Servidor de sistema operacional: permite compartilhar o sistema operacional de uma máquina com outras, interligadas na mesma rede, sem que essas precisem ter um sistema operacional instalado, nem mesmo um HD próprio.
Os clientes e os servidores comunicam através de protocolos, assim como dois ou mais computadores de redes.
Conosaba/estrategiadigital.pt/servidor/









Sem comentários:

Enviar um comentário