quinta-feira, 1 de março de 2018

JAPÃO E ADPP JUNTAM-SE A FAVOR DO ENSINO

A embaixada do Japão disponibiliza mais de cinquenta (50) milhões de francos CFA para a construção e equipamento de sete (07) novas salas de aulas, na Escola do Ensino Básico “Congresso de Cassacá”, em Bissau

O montante foi disponibilizado através da assinatura de um protocolo de acordo de parceria rubricado, esta manha (28), na sede nacional da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), em Bissau, entre a embaixada do Japão acreditada no país com sede em Dakar e a ADPP.

Após a formalidade o director nacional da ADPP, Asger Pedersen Nyrup, disse que o acto é a continuação da colaboração entre as duas partes e o Ministério da Educação Nacional.

“É o compromisso da ADPP-GB que intervém fortemente na área da educação, porque consideramos a educação o factor chave para o desenvolvimento. O sector da educação é um factor chave para a erradicação da pobreza e para assegurar um futuro melhor para todas as pessoas com a igual oportunidade”, explica.

Nyrup advertiu por outro lado que a sociedade civil deve contribuir “fortemente” na área da educação devido a falta de capacidade institucional do país.

“O país tem um caracter de instabilidade e falta da capacidade institucional é importante que a sociedade civil contribuía fortemente nesta área. Acreditamos que com uma continuação deste esforço comum vamos pouco a pouco melhorar as condições e as possibilidades em especialmente para as pessoas nas zonas rurais que são as pessoas mais carenciadas nas áreas da educação”, adianta.

As setes novas salas de aulas que vão ser construídas e equipadas pela ADPP, na Escola Ensino Básico Congresso de Cassaca, fazem parte da segunda fase do projecto entre a embaixada do Japão e a ADPP.

Na primeira fase do projecto foram construídas e equipadas sete salas de aulas na mesma escola, na capital Bissau.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Braima Siga

Sem comentários:

Enviar um comentário