quinta-feira, 22 de março de 2018

GUINÉ-BISSAU: RENAJ JUNTA JOVENS E MILITARES NUMA SEMINÁRIO DE REFLEXÃO SOBRE PAPEL DAS FORÇAS ARMADAS

O Presidente do Tribunal Militar afirma esta terça-feira (20 de março ) que a classe castrense “é factor da paz e estabilidade” no país contrariamente do que são ditos que os mesmos são factores de instabilidade.

Daba Na Walna fundamentava a situação durante o seminário organizado pela Rede Nacional das Associações juvenil sob lema “Papel das Forças da Defesa e Segurança em Tempos de Paz”.

“Nos militares é imposto a essa obrigação de sermos corajosos de dar a nossa vida pela defesa da pátria por isso precisamos de um encontro como este para reforçar a nossa capacidade de militância a favor da causa nacional”.

Por outro lado, sublinhou que suas funções é garantir defesa externa para que o país possa desenvolver contrariado a tudo e todos que dizem que os militares não produzem. “ O que nós produzimos é segurança do país por isso não somos factor de instabilidade politica e pelo contrário somos factor da paz e estabilidade”, sublinhou presidente do Tribunal Militar.

O encontro vem no âmbito da implementação do projecto cidadania direitos humanos e democracias que é um projecto resultante do consórcio entre a RENAJ, Liga Guineense dos Direitos Humanos e AFG financiando pela SWISSAID.

Perante o facto, o Presidente de RENAJ Gueri Gomes Lopes falou a propósito deste encontro para a classe castrense.

“A RENAJ quer de facto criar a maior interacção, maior colaboração e maior dinâmica dentro da classe castrense com vista a proporcionar o conceito da cidadania e aplicabilidade da cidadania”, explicou Gueri Gomes Lopes.

Durante dois dias os 70 participantes entre os quais 50 militares e polícias e 20 da organização juvenis debatem “relação político-militar antes e pós 7 de Junho; Papel das Forças da Defesa e Segurança em Tempos de Paz e desafios das forças da defesa e segurança na consolidação dos estado de Direito e Democrático”.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário