terça-feira, 20 de março de 2018

TRIBUNAL DE CONTAS DA GUINÉ-BISSAU CONTINUA AUDITORIA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS


O Tribunal de Contas procedeu, esta segunda-feira (19), a entrega formal de nove (09) relatórios das auditorias financeiras às empresas e instituições públicas guineenses. O mesmo relatório entregue na Procuradoria-Geral da República (PGR) foi entregue, na semana passada, no ministério das finanças

No acto o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas, Dionísio Cabi, pediu uma análise atenta do relatório para valorizar as pessoas auditadas e por isso está confiante que o relatório irá ser analisado com vista a moralização e em prol de uma administração pública saudável.

“Que os relatórios sejam bem analisados da mesma forma que também tomamos a mesma precaução. Que os relatórios sejam tomados em consideração e analisados tirando respectivas consequências que possam advir”, exorta.

O Procurador-Geral da República (PGR), Bacar Biai, promete que os trabalhos serão feitos e os supostos implicados na dilapidação do dinheiro público serão traduzidos à justiça.

“Vamos trabalhar para que este trabalho não caia por terra. O Ministério Público vai analisar e trabalhar o relatório e se for necessário, como dizem as regras, serão submetidos ao julgamento os supostos implicados na delapidação daquilo que é o dinheiro público”, promete o PGR que avança que o Tribunal de Contas está a facilitar aquilo que é a missão da PGR “de exigir de cada um a diligência da gerência da coisa pública”.

Bacar Biai encoraja ainda o Tribunal de Contas em auditar as contas do poder judicial porque “não podemos estar a exigir transparência as pessoas sem que a nossa casa esteja devidamente limpa”.

“Somos nós primeiro a mostrar isenção, uma administração diligente e uma gestão criteriosa dos fundos do Estado que nos são confiados”, enfatiza.

Antes da entrega formal, na PGR, do relatório das auditorias financeiras nas empresas e instituições públicas, nomeadamente, a Empresa de Electricidade e Água da Guiné-Bissau (EAGB), a Autoridade Reguladora Nacional (ARN), a Associação dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), o Fundo de Conservação Rodoviária, o Instituto Nacional de Segurança Social, a Guinétel, a Guinetelecom e as auditorias sobre gastos militares, o Tribunal de Contas procedeu, igualmente, o lançamento oficial do mesmo inquérito que inclui a Escola Nacional de saúde, Tchico Té e 17 de Fevereiro.

Segundo informações que a Rádio Sol Mansi (RSM) tem acesso, uma equipa técnica do Tribunal de Contas deslocou-se, ainda hoje (segunda-feira) às escolas públicas anunciadas acima para apurar a forma do funcionamento e gestão dos recursos eventualmente fornecidos ou angariados.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário