terça-feira, 20 de março de 2018

«TCHAPP» ANTIGO PRESIDENTE FRANCÊS NICOLAS SARKOZY DETIDO


O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido esta terça-feira e encontra-se nas instalações da Polícia Judiciária de Nanterre. Em causa está o alegado financiamento ilícito à sua campanha eleitoral de 2007.

Sarkozy estará a prestar declarações nas instalações da Polícia Judiciária de Nanterre. Refere o Le Monde, que esta é a primeira vez que o ex-chefe de Estado é chamado para esclarecer a acusação de que foi alvo em abril de 2013.

Recorde-se que Sarkozy é interveniente num processo em que se procura confirmar se o ditador líbio Muammar Kadhafi ajudou a financiar a sua campanha eleitoral de 2007.

Em novembro de 2016, o empresário e intermediário Ziad Takieddine afirmou ter recebido cinco milhões de euros em dinheiro entre o final de 2006 e início de 2007, de Tripoli para Paris, que entregou a Claude Géant e Nicolas Sarkozy, que era então ministro do Interior.

A justiça francesa recuperou a agenda do ministro do Petróleo de Kadafi, Choukri Ghanem, que morreu em 2012 em circunstâncias pouco claras, onde os pagamentos de dinheiro a Sarkozy eram mencionados.

Um ex-colaborador do líder líbio que estava encarregue das relações com a França, Bechir Saleh, também assegurou ao "Le Monde" que Kadafi disse que "ele havia financiado Sarkozy".

De acordo com o Le Monde, esta detenção significa que os magistrados consideram ter provas suficientes para o incriminar.

Sarkozy sempre negou as acusações, classificando-as de "manipulação e crueldade".

O período de detenção de Sarkozy poderá durar até 48 horas.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário