terça-feira, 27 de março de 2018

LÍDER DA INDEPENDÊNCIA DA CATALUNHA FOI PRESO NA ALEMANHA


O líder catalão Carles Puigdemont foi preso neste domingo, 25 de Março, na Alemanha quatro meses depois de ter saído em exílio da Espanha, onde enfrenta até 25 anos de prisão por organizar um referendo sobre a independência catalã no ano passado.

Puigdemont entrou na Alemanha a partir da Dinamarca, depois de ter deixado a Finlândia na sexta-feira, em resultado de ter tido informações de que seria preso para ser extraditado para a Espanha.

A sua prisão na Alemanha ameaça piorar a crise na Catalunha, que começou no ano passado quando a região fez uma declaração simbólica de independência, levando o governo espanhol a assumir uma gestão directa sobre a região.

A polícia alemã afirmou que prendeu Puigdemont no Estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, com base num pedido europeu de prisão feito pela Espanha.

Não ficou claro se Puigdemont vai ser extraditado imediatamente da Alemanha.

O Tribunal Supremo de Espanha decidiu na sexta-feira que 25 líderes catalães serão julgados por rebelião. O juiz Pablo Llarena também mandou para prisão antes de julgamento cinco líderes que lutam pela independência da Catalunha, o que provocou protestos na região.

No sábado, o presidente do parlamento catalão em Barcelona pediu uma aliança contra Madrid, descrevendo os ataques jurídicos como “um ataque contra o coração da democracia”.

Conosaba!Voa

Sem comentários:

Enviar um comentário