sábado, 24 de março de 2018

GUINÉ-BISSAU: CONGRESSO DO SINJOTECS DEBATERÁ ÉTICA NO PERÍODO ELEITORAL


O Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social Guineense (SINJOTECS) vai, de 26 a 27 de Março corrente, ao seu segundo congresso ordinário. Indira Correia Baldé e Assimo Balde concorrem à liderança da organização e as duas listas lançam estratégias para elevar a classe

O segundo congresso ordinário do SINJOTECS decorrerá, em Bissau, sob o lema “Por um Jornalismo Profissional e Independente”. Durante o encontro um total de cem (100) delegados dos órgãos de Comunicação Social guineense irão debater os problemas da classe e do sector da comunicação social do país e igualmente serão discutidos estratégias para o contributo do sindicato para o seu fortalecimento e igualmente a ética no Período Eleitoral.

Indira Balde luta pela classe solidária

Esta sexta-feira (23), durante o lançamento da sua candidatura para o cargo da presidência do sindicato, Indira Correia Balde, disse que classe jornalística guineense deve assumir o seu “verdadeiro” e “inquestionável” papel social, mas lembra que tudo é possível com um “jornalismo responsável”.

Indira, candidata da lista “nova Esperança”, promete construir uma sociedade equilibrada, coesa, harmoniosa, fraterna e solidaria.

“A lista nova esperança, por um salario justo e jornalismo responsável, surgiu para lutar e resolver os problemas que a classe enfrenta. A decisão de concorrer para a presidência do SINJOTECS foi ponderada, reflectida e abnegada”, garante.

Indira Correia Balde, disse que o projecto surgiu para corrigir os erros do passado, tapar as lacunas existentes e imprimir maior dinâmica com vista a transformar o SINJOTECS numa organização digna, responsável e respeitada

“ (…) Recensear todos os sócios da organização, com uma peça biométrica de identificação profissional, somos críticos da realidade socioprofissional dos técnicos da comunicação social. O jornalista é chamado a esclarecer a opinião pública, não para criar confusões nas cabeças dos que nos acompanham. Temos que ter coragem de dizer não quando é não, e dizer sim quando é sim, só assim podemos ser jornalistas dignos do nome”, aconselha.

A lista de “Nova Esperança” diz que aposta numa equipa de quadros nacionais, juntos para exigir do governo a subvenção de todos os órgãos de comunicação social, melhorar condições salariais, investimento para implementação de projecto de formação e capacitação.

Assimo Balde aposta na dignificação

Já para Assimo Baldé, candidato também a liderança do SINJOTCS a aposta é na restruturação e na dignificação da classe jornalística guineense.

As intenções do candidato foram, esta sexta-feira (23), tornadas publicas na cerimónia de apresentação pública das principais linhas da sua candidatura para a liderança da classe jornalística do país.

Assimo Balde assegurou que a sua candidatura visa essencialmente dignificar e promover a defesa e a união da classe.

“Apostamos na capacidade dos membros do SINJOTECS através da formação e especialização por áreas temáticas, criar uma comissão independente para a atribuição da carteira profissional e retomar a negociação com o governo sobre a adopção na Guiné-Bissau de uma convenção colectiva nacional para a melhoria das com dições do trabalho e a dignificação do salário da classe da comunicação social”, promete.

Balde, que lidera a lista “pensar juntos e agir em defesa da classe”, garante ainda que caso for eleito vai lutar para que o governo assine com os sindicatos uma convenção de subsidiar anualmente os órgãos de comunicação social guineense.

“SINJOTECS tem que ser uma organização aberta ao mundo em os nossos associados possam participar em grandes eventos internacionais com maio número de pessoas”, idealiza.

O Congresso conta com o apoio das Nações Unidas e com a supervisão técnica do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Segundo o comunicado, no primeiro dia do evento os delegados e outros participantes convidados debaterão vários temas, nomeadamente “Jornalismo e Ética no Período Eleitoral”, “Análise das Condições Laborais dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social”, “Viabilidade Económica e Sustentabilidade do Sindicato de Jornalistas” e “Partilha de Experiências da Sub-região.

No evento também deverá participar o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Senegal, Ibrahima Ndiaye, e o antigo presidente do Sindicato de jornalistas de Cabo Verde, Paulo Lima, que partilharão as experiências dos seus países.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário