quinta-feira, 22 de março de 2018

INICIATIVA VOZ DE PAZ APRESNTA RELATÓRIO SOBRE OBSTÁCULOS À PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA TOMADA DE DECISÃO

A Voz de Paz, Iniciativa para consolidação da Paz na Guiné-Bissau, e a sua parceira Interpeace apresentam esta quarta-feira (21 de Março) em Bissau o relatório narrativa da pesquisa sobre os obstáculos e as potencialidades à participação da mulher nas esferas de tomada de decisão e na governação, intitulado “fala de mindjer”.

O relatório é o fruto de um processo de auscultação realizada de Março a Maio do ano passado, onde participa mais de seiscentas (600) pessoas entre quais partidos políticos, organizações da sociedade civil, forças de defesa e segurança, líderes religiosos e tradicionais entre outros.

Na cerimónia da apresentação a directora interina da Voz di Paz Udé Fati diz que o relatório encontra a sua particularidade por trazer à luz não só a fraca participação numérica das mulheres nas esferas de tomada de decisão, mas reconhecer a influência e os vários papeis que elas desempenham nos diferentes níveis de decisão social, política e cultural e que não são suficientemente valorizados.

«A ambição traçada na apresentação deste nosso relatório é reforçar o engajamento e a apropriação nacional e internacional dos resultados apresentados, e pelo que apelamos a todos aqui presente para fazerem uso e explorar no máximo os dados. Esperamos que sirva de base de trabalho e reflexão para vários organizações e instituições que trabalham directamente e indirectamente na problemática do género e da consolidação da paz», diz Fati.

Entretanto a representante do ministro da Família Mulher e Coesão Social do governo demissionário, Celina Tavares, disse que a pouca solidariedade entre as mulheres talvez é um dos maiores obstáculos para o avanço das suas participações nos lugares de tomadas de decisão.

“No entanto, nos últimos anos as mulheres têm-se destacado na liderança de algumas organizações não-governamental por decisão própria para a luta por seus próprios direitos e advocacia pelos interesses sociais da minoria”, lembra Celina Tavares.

Segundo a voz de paz, durante o processo de pesquisa foram identificadas cinco grandes temáticas para formar um diagnóstico completo sobre participação das mulheres nas esferas de tomada de decisão. Estas temáticas foram reagrupadas em três dinâmicas estruturais que formam os capítulos deste relatório: pressão social que pesa sobre as mulheres; as dinâmicas do jogo político e as especificidades ligadas aa fraca presença das mulheres nas forças de defesa e segurança.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário