terça-feira, 20 de março de 2018

GUINEENSES SEM BILHETE DE IDENTIDADE UMA SEMANA APÓS O ANÚNCIO DA EMISSÃO DO BILHETE DA CEDEAO


Os guineenses já estão há mais de uma semana sem poder fazer o Bilhete de Identidade que foi suspenso na segunda-feira passada pelas autoridades nacionais devido a troca desta peça por outra que agora vai servir como passaporte no espaço CEDEAO.

Segundo o que a Radio Sol Mansi constatou esta manha junto da instituição responsável pela emissões do Bilhete de Identidade, nada indica que está pronto para começar esta semana, mas de acordo com uma fonte ligada a este estabelecimento, os técnicos estão a concluir alguns excertos para que no decorrer desta semana possam começar a emissão do Bilhete de Identidade.

No local, é notável a presença dos técnicos da empresa responsável para emissão do bilhete. Tentamos sem sucesso ter a directora-geral da identificação civil Ilda Tambá sobre a origem do atraso para início da emissão do novo Bilhete de Identidade. Já os que estão a procura do bilhete de identidade, recusaram prestar declaração sobre atraso no retorno da emissão do novo peça de identidade.

Recorde-se que na semana passada (13 de Março) a empresa SEMLEX apresentou as autoridades nacionais o novo processo para emissão do BI que também pode ser usado como passaporte no espaço da CEDEAO.

Apresentação ocorreu na presença do primeiro-ministro indigitado pelo Presidente da República Artur Silva acompanhado por alguns membros do governo demissionário assim como a representação da CEDEAO e da União Africana.

A margem da apresentação a directora-geral da Identificação Civil Ilda Tambá garantiu na altura que na próxima quinta-feira (15.03) vai começar a emissão do novo BI e sem avançar com o preço para este novo bilhete que também vai ser usada nos países da CEDEAO como passaporte.

“Vamos retomar só na quinta-feira e será logo com o novo Bilhete de Identidade da CEDEAO, o preço não posso-vos avançar porque o próprio governo não decidiram, mas acho que depois da cerimónia o ministro e o primeiro-ministro vão discutir sobre o assunto e depois vamos anunciar através dos órgãos da comunicação social para que os utentes possam saber do custo de cada Bilhete de Identidade., e o novo bilhete vai permitir os cidadãos a viajarem nos espaços CEDEAO sem passaporte”.

A decisão de adoptar o uso de Bilhete de Identidade Biométrico da CEDEAO, nos estados membros da organização sub-regional consta na decisão da 46ª secção ordenaria da conferência dos chefes de estados e dos governos da organização realizada em dezembro de 2014 em Abuja capital federal da Nigéria.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário