sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

«SOLIDARIEDADE» MINISTÉRIO DE JUSTIÇA PRETENDE DIMINUIR CUSTO DE BILHETE DE IDENTIDADE

Bissau, 05 Jan 17 (ANG) - O Ministério da Justiça pretende diminuir o o preco para aquisição de Bilhete de Identidade (BI), para permitir com que cerca de 90 por cento da população guineense possa ter este documento.

A vontade foi manifestada pelo ministro da Justiça, Rui Sanha hoje em conferência de imprensa realizada em Bissau e que revelou que apenas 560 mil guineenses dos cerca de 2 milhões que possuem Bilhete de Identidade. 

“Os que têm Bilhete de Identidade concentram-se mais na capital Bissau, por isso pretendemos desencadear campanhas de registo civil em todo o território nacional com objectivo de aumentar o número das pessoas com essa peça de identificação” ”, informou o governante.

Questionado sobre a situação de falta de Cédula Pessoal para o processo de registo civil nas delegacias do mesmo em Bissau já há quatro meses, respondeu que se eventualmente existe a falta de cadernetas de registro é porque a INACEP, empresa produtora deve ter falta de materiais e que, por isso, a culpa não é do Ministério de Justiça.

Rui Sanhá garantiu que o Ministério que dirige pretende iniciar a producao de Cêdula Pessoal na própria instituição com finalidade de deminuir os custos e de permitir maior controlo do mesmo.

“Pretendemos também acabar com circulação dos Bilhetes de Identidade e das Cêdulas Pessoais falsos. Não podemos culpar a INACEP pela situação dos documentos falsos, mas sim podemos reforçar o controlo atravês da produção interna”, disse o ministro da Justiça.

Conosaba/ANG/AALS/ÂC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário