sábado, 13 de janeiro de 2018

MINISTÉRIO DO TURISMO DIZ QUE PEQUENOS VENDEDORES SÃO ISENTOS DE ALGUMAS TAXAS


As Taxas de quinze (15) mil francos cobradas actualmente pelo turismo não envolvem os pequenos vendedores (que não vendem bebidas) mais sim os quiosques e contentores, informações apuradas, esta sexta-feira (12), pela Rádio Sol Mansi (RSM)

Depois das denúncias dos vendedores em Mansoa, a RSM deslocou, esta sexta-feira, ao ministério do turismo para melhor se informar e soube que na verdade existe sim um despacho do ministério turismo, no boletim oficial de 2017, que fixa para 15 000 francos as taxas mensais dos quiosques e contentares.

Segundo a mesma fonte que a RSM tem acesso não fazem parte desta cobrança os pequenos empreendimentos de venda de comidas mas são incluídos os que vendem bebidas e ou comidas e bebidas ao mesmo tempo.

O ministério do turismo disse a RSM que não tem conhecimento do sucedido em Mansoa (que foi noticiado na RSM) e que também existem dificuldades e falta de informação por parte das pessoas “que não nos procuram detalhes quando deparam com problemas ligados à esta instituição”.

Ainda sobre o mesmo assunto os proprietários dos pequenos quiosques querem a redução do preço da taxa de 15 mil do ministério do turismo.

Fernando Sanca, proprietário do contentor, ouvido pela RSM diz ainda que a decisão do ministério chegou de surpresa.

“Fui depositar o dinheiro da taxa que costumo pagar mensalmente que era 5 mil francos mas me disseram que agora tenho que pagar 15 mil, foi uma surpresa. Compreendi porque não tinha como reclamar com a senhora que estava na caixa. Mas esta medida está nos a dificultar muito. Já pagamos a pagar a Câmara Municipal um valor de 7.500, pago o espaço onde estou, pago as finanças 50 mil. Que diminuam pelo menos”, pede.

A medida fixa um montante de 100 000 francos para restaurante-bar, pastelarias, geladarias e cafeteiras. Aso bares, churrascarias, casas de pastos, são fixados valor de 50 000, e 15 mil francos aos contentores e quiosques.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário