sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

«AOS CABRALISTAS» CABO VERDE ASSINALA 45 ANOS DA MORTE DE AMÍLCAR CABRAL COM VARIAS ATIVIDADES


Cabo Verde inicia hoje atividades para assinalar o Dia dos Heróis Nacionais, que no sábado marca os 45 anos da morte de Amílcar Cabral e homenageia todos aqueles que contribuíram para a luta da independência do país.

O 20 de janeiro, dia dos "Heróis Nacionais" e feriado nacional em Cabo Verde, este ano marca os 45 anos do assassínio, na Guiné-Conacri, em 1973, do fundador do então PAIGC e atual PAICV e líder dos movimentos independentistas da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

A Presidência de República de Cabo Verde realiza uma conversa aberta hoje à tarde sobre o passado, presente e futuro dos heróis nacionais.

O evento está enquadrado na Semana da República, que assinala também o 13 de janeiro, dia da Liberdade e da Democracia e mais valorizada pelo Movimento para a Democracia (MpD), atualmente no poder.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição), que Amílcar Cabral foi um dos fundadores e o primeiro líder e ao qual a data é mais associada e valorizada, organiza hoje à tarde um diálogo sobre a atualidade do pensamento de Amílcar Cabral.

Os palestrantes são o comandante Osvaldo Lopes da Silva, a ex-ministra Cristina Fontes Lima e Miriam Spencer Lima.

O ponto alto das cerimónias será no sábado, com a tradicional deposição de uma coroa de flores junto ao memorial Amílcar Cabral, na Praia, uma iniciativa da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria, presidida pelo chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.

No mesmo dia, a Fundação Amílcar Cabral, presidida pelo antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires, vai realizar um jantar na cidade da Praia para homenagear os heróis nacionais.

Numa cerimónia cultural e a ser realizada num dos hotéis da capital, haverá música ao vivo, exposição de pintura e de livros e declamação de poesia para lembrar todos aqueles que deram um contributo pela luta da independência do país.

A Fundação tem também patente na sua sede, no Plateau, centro histórico da Praia, uma exposição das fotografias mais icónicas de Amílcar Cabral, tiradas pela fotojornalista italiana Bruna Polimeni, considerada por muitos como a detentora do melhor acervo fotográfico da luta de libertação para a independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.

Ainda na cidade da Praia, o movimento social denominado Korrenti di Ativista organiza a "Marcha Cabral", evento que já vai na sua sexta edição e que pretende evocar a memória do pai da nacionalidade cabo-verdiana e guineense.

Na ilha do Fogo, o dia será assinalado no município dos Mosteiros com a realização de uma conferência, exposição e exibição de um documentário sobre Amílcar Cabral.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário