quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

«OPINIÃO/JOVEM» "INGRATEZA DE VIDA" - MÁRIO TÉ

Numa Região da Guiné-Bissau chamado de Oio, havia um jovem pobre, cujo nome Carlos Sambuia que vivia com os pais, ele com 10 anos de idade foram com os pais para sul da guiné, precisamente numa aldeia chamado KÁM, onde aprendia atividade da pesca e lavoura. 

Ele já com 12 anos de idade, um dia viu os seus colegas caminhando para a escola, logo ficou curioso e perguntou à sua mãe:

- Mãe, mãe! Para ir à escola o que é necessário?

E a mãe respondeu-lhe:

-Filho meu, para frequentar à escola é preciso ter vontade própria e depois pedir aos seus pais para comprarem materiais escolar.

Então, tenho a vontade de ir à escola, disse Sambuia.

E, a mãe por sua vez, respondeu-lhe:

- Filho, como sabe na nossa tradição não é mamãe que pode decidir se você deve ir à escola ou não. 

Carlos Sambuia admirado e perguntou-lhe:

- Mãe, se não é a senhora que pode decidir, então quem pode decidir se eu vou à escola ou não?

- Meu querido filho, espere o seu pai quando regressar da lavoura é ele que vai decidir se você vai à escola ou não, respondeu a mãe.

-Meu pai! Exclamou o Sambuia 

- Sim filho, o seu pai, respondeu-lhe a mãe.

Sambuia mal viu o seu pai regressando do campo da lavoura, saltou e gritou, pai, pai!

E o pai cheio de alegria e perguntou-lhe:

- Ôh! Meu estimado filho, Você saltou de alegria e gritou de quem tem algo a mim dizer?

Sambuia paulatinamente respondeu-lhe:

- Sim pai tenho algo a ti falar.

E o pai por sua vez disse ao filho:

- Como é sabido não podemos conversar sobre esse assunto seu aqui no caminho, pois vamos esperar lá em casa depois do jantar a gente se conversa acerca desse assunto. Pode ser assim?

-Sim pai pode ser, respondeu Carlos Sambuia.

O pai chegou em casa mudou de roupa e tomou banho. Depois de jantar como foi prometido por ele ao filho chamou-lhe e disse-lhe:

- Filho agora podemos sentar e falar a respeito do seu assunto tão esperado.

O Carlos, como é do seu habito fingiu de tristeza e começou a passar mão na cabeça.

O pai ansiosamente para ouvir do assunto disse ao filho:

- Por favor sente-se e me explica tudo que tens para mim dizer.

Carlos Sambuia por sua vez começou a explicar ao pai da seguinte forma:

- Pai como sabe eu nunca quero aborrecê-lo e nem o desapontar por qualquer coisa ou minha atitude que posso tomar.

- Oh!!! Meu filho querido sei muito bem quem você é. Pois, pode me falar de tudo que deseja, vou te apoiar, disse o pai. 

Filho alegre e perguntou-lhe: 

- Sério pai? O que você está falando?

O pai outra vez afirmou-lhe de um jeito simples:

- Filho, eu pessoalmente sou um homem pobre, sofrendo da perda de oportunidade que tive no passado e fui impedido pelo meu pai de aproveitar dessa oportunidade, ora nunca vou desejar que o meu filho viva o que eu estou passando hoje, pois atualmente sou um homem que depende parcialmente da agricultura para criar as minhas famílias. 

Pai lastimando e chorando, logo perguntou ao filho:

- Você quer passar o resto da sua vida como eu? 

- Não pai, respondeu Carlos. 

-Então me diga tudo o que você está almejando vou te apoiar, disse o pai.

Filho alegre e abraçou-o e disse lhe:

- Pai hoje de manhã depois de você ter ido à fazenda tive uma conversa com a minha mãe quando vi os meus colegas indo para a escola, logo pedi a ela que quero também ir à escola e a mamãe me disse que somente o senhor pode-me autorizar. 

- Somente isso que era o seu assunto tão esperado? Perguntou-lhe o pai.

- Sim pai, respondeu filho.

O pai muito alegre e perguntou-lhe:

- Mas, Carlos por que você quer ir à escola?

Carlos com o seu jeitinho de fingimento começou a passar mão na cabeça e respondeu-lhe:

- Pai na verdade quero me estudar, porque quando eu te vejo enfrentando trabalho sozinho sinto-me logo compaixão do senhor, pois quero-me formar em direito a fim de ajudar você e as pessoas que estão sendo injustiçado no nosso país. 

- Então, amanhã de manhã antes de eu ir à fazenda vamos realizar a sua matrícula na escola para que você possa iniciar aula amanhã, disse pai.

O pai começou logo a trabalhar arduamente e economizando pouco dinheiro que conseguia na sua atividade agrícola para puder realizar o sonho do seu filho. Ano após ano batalhando com estudo do filho e finalmente o Carlos conseguiu concluir ensino secundário. 

O pai alegre pela conquista do filho, decidiu realizar uma festa e convidou todos amigos do Carlos incluindo a namorada dele que era muito amada pelos pais do rapaz. 

Durante essa manifestação, a namorada do Carlos Sambuia de nome Tereza ficou muito contente e resolveu chamá-lo para um diálogo franco. No qual começou por incentivá-lo para dar continuidade com o seu estudo. 

Carlos com o seu jeitinho começou logo a passar mão na cabeça e disse-lhe:

- Minha querida amada eu quero seguir com meu estudo, porém curso o qual eu desejo fazer os meus pais não estão na altura de o sustentar. 

- Que curso você deseja fazer? Perguntou-lhe a Tereza.

- Eu desde sempre desejo-me formar em direito para ajudar as pessoas que estão sendo injustiçado no nosso país, respondeu rapaz.

Tereza por sua vez disse-lhe:

-Então vou falar com meu tio que trabalha no ministério da educação para passar o meu lugar de uma bolsa a Portugal para ti.

-Hei, hei minha amada Tereza por favor explique melhor, como é que o seu estimado tio pode conceder uma bolsa de estudo para mim? Exclamou e Perguntou-lhe Carlos.

Tereza respondeu ao namorado:

- Meu querido Carlos pelo o que eu sei isso não é a corrupção, os funcionários do topo do ministério da educação têm direito a uma vaga para conceder a quem eles quiserem, portanto, o meu tio tem direito a essa vaga e prometeu-me que vai dar essa vaga dele para mim neste ano, porém como os seus pais não estão na altura para sustentar o seu estudo universitário vou passar essa vaga minha para ti.

O Carlos por seu torno, concordou com a ideia da sua namorada.

E no dia seguinte a Tereza resolveu ir para Bissau a fim de dialogar com o tio a respeito do assunto, e, quando chegou no ministério da educação encontrou uma segurança e pediu-lhe que gostaria de falar com o seu tio de nome Nelson. E a segurança lhe autorizou. 

Quando a Tereza entrou e bateu na porta do gabinete do seu tio,

-Quem é? Perguntou o tio Nelson. 

-Sou eu Tereza, respondeu menina.

Tio Nelson abriu a porta e pediu a sobrinha para entrar. E, quando ela entrou no gabinete e disse ao tio:

- Eu estou aqui precisamente para falar consigo acerca daquela vaga a qual o senhor me tinha prometido. 

- Sim minha querida sobrinha a vaga é sua e sempre será, disse-lhe o tio.

- Titio, o meu namorado de nome Carlos Sambuia deseja formar em direito, porém os pais dele não possuem condições financeira para sustentar o seu estudo, por essa razão quero que a minha vaga seja transferida para ele, disse a Tereza.

- Sobrinha minha, você confiou no seu namorado até ao ponto de lhe passar a sua vaga de bolsa de estudo? Perguntou-lhe tio.

- Sim titio Nelson, confiei nele muito, respondeu Tereza.

- Então tudo bem vou fazer tudo como você quiser, disse Nelson.

Tereza muito alegre e despediu do seu tio, pois, logo de regressar a casa mandou chamar o namorado e informou-lhe como tudo ocorreu. 

Rapaz por o seu torno resolveu falar com os seus pais sobre a tal bolsa de estudo que a namorada passou para ele, depois perguntou aos seus pais se têm dinheiro para pagar passagem dele. 

- Filho, não temos dinheiro ainda para a sua passagem, porém vamos vender a nossa horta de cajueiro para tal viagem.

O pai decidiu vender a sua horta para custear passagem aérea do seu filho para Lisboa. Mas, antes dessa viagem tão esperado por todos, os pais do rapaz resolveram convocar uma reunião entre filho e a sua namorada, a reunião na qual o rapaz prometeu aos pais que iria estudar e voltar para casar com a Tereza e fazer-lhe a esposa mais amada do planeta terra.

Como o Carlos não tem roupas boas para tal viagem, a namorada resolveu em vender o seu único par de brinco do ouro que tinha para comprar roupas dele.

Sendo assim, o Carlos partiu para Europa a fim de concretizar o seu sonho. Um ano depois do seu estudo foi considerado entre 10 melhores alunos da Universidade. A namorada sempre preocupada com os pais do Carlos e ajudava-lhes nas atividades domésticas como: a cozinha, limpeza da casa entre outras, também preocupava com a situação do seu namorado no estrangeiro e quase ligava sempre a ele todo o final de semana.

Dois anos depois, o Carlos conheceu uma menina na Universidade chamada de Aminata Mané, e tornaram-se grandes amigos. Mas com o tempo Carlos se apaixonou para ela e começaram a namorar. 

Depois de começou a namorar com Aminata e quando a Tereza ligava para ele, o Carlos jamais atendia chamada dela e nem retornava a mesma. Assim sendo, as coisas começaram a mudar entre eles e um dia Carlos resolveu ligar para Tereza e disse-lhe:

- Você não sabe se eu estou na aula ou não, a senhora fica ligando quase o tempo todo, mas a partir de hoje se eu não te ligar nunca mais ligue para mim.

- Está bem, respondeu a Tereza.

Depois do Rapaz ter concluído a sua formação em Direito resolveu voltar para Guiné-Bissau com a sua nova namorada, Aminata e foram logo morar na casa dos pais da menina. 

Um mês depois da chegada do Carlos em Bissau foi visitar os seus pais na tabanca, e os pais alegre com sonho do seu filho realizado, resolveram fazer-lhe uma pequena festa, e logo no final da tarde chamaram-no para uma conversa da qual perguntaram-lhe da Tereza.

O filho com o seu jeitinho de fingimento começou a passar mão na cabeça, e disse:

- Como é obvio, o tempo passa e as coisa mudam, isto é, eu não posso mais casar com a Tereza, porque o meu nível acadêmico hoje em dia não me promete casar com uma mulher que não tem nenhuma formação superior! 

Pai furioso com o que ele está ouvindo do filho e disse-lhe:

- Você é egocêntrico e orgulhoso, mal-agradecido, hoje tem ousadia de afirmar que a sua namorada Tereza faz parte do passado e não do presente, a pessoa que te ajudou a realizar o seu sonho tão almejado, filho acorda!

Carlos aborrecido com o que o seu pai falou e disse-lhe:

- Eu já vos disse que tenho a minha namorada de nome Aminata Mané a qual formamos junto, pois é com ela que vou-me casar, mas como vocês estão insistindo na Tereza podem saber que a partir de hoje eu nunca mais vou pisar os meus pês nesta casa.

- Filho por favor dá licença na minha casa a partir de agora, disse pai.

Depois de Carlos tem voltado para Bissau, pai dele pediu um jovem para lhe ligar Tereza e pedi-la para lá ir rápido possível. Logo tal jovem entrou em contato com a Tereza e lhe explicou tudo o que pai do Carlos pediu. Pois ela chegou rápido que pode.

Quando pai do Carlos a viu logo abraçou-a e chorou, pois disse-lhe:

- Minha querida neta eu sei que a senhora não sabe que Carlos já está aqui em Bissau, mas em primeiro lugar peço-te minha sincera desculpa, porque hoje mesmo de manhã o seu namorado estava aqui e tivemos uma longa conversa da qual o seu assunto que abordamos, Carlos me tinha dito que você faz parte do passado dele e não do presente. 

Quando pai do rapaz explicou tudo para a Tereza como o Carlos se comportou com ele, a menina por seu torno chorou de tristeza e pediu número de celular do Carlos, pois ligou para ele, mas, quando Carlos atendeu chamada e percebeu que era a Tereza desligou logo a chamada. 

A Tereza voltou a ligar-lhe várias vezes e celular tocava, tocava, mas Carlos jamais atendia a chamada dela. A Tereza triste de sofrimento resolveu pagar passagem para Bissau a fim de ter com Carlos pessoalmente.

Mas, quando a Tereza chegou Bissau começou a procurar Carlos e o encontrou com a sua nova namorada Aminata logo lhe disse:

- Carlos gostaria de ter uma conversa intima consigo.

- Desculpe-me Tereza, mas não vou puder falar contigo porque estou com a minha namorada, disse Carlos.

A Aminata sentiu-se pena da Tereza e disse ao Carlos:

- Vai falar com ela e descubra o que ela tem para ti dizer.

Carlos de forma arrogante levantou e depois desse à Tereza:

- Eu sei que você está aqui porque falou com os meus pais e eles te explicaram que eu fui lá. 

Tereza por seu torno respondeu-lhe:

- É nítida que falei com os seus pais, mas o que eles me disseram eu não acredito que você lhes disse assim.

- Você bem sabe que os meus pais gostam muito de ti e nunca mentiram para senhora, tudo que eles te disseram é verdade, porque durante a minha formação conheci aquela menina sentada lá de nome Aminata, pois é com ela que me vou casar, por este motivo peço-te perdão por desmerecer a minha confiança, disse Carlos.

- Bem, não esperava esta tanta traição da sua parte, porém como você é ingrato e egocêntrico digo eu obrigado por esta lição que me deu, pois vos desejo muita sorte na vida e que DEUS abençoe a sua decisão, disse Tereza. 

Mas, como Tereza não tinha dinheiro para pagar passagem de volta à tabanca (aldeia) resolveu pedir Carlos 1.500 Franco CFA para puder pagar a passagem.

E, Carlos foi pegar o dinheiro junto a sua nova namorada Aminata, mas ela disse ao Carlos:

- Deixa aquela tabanqueira (pessoa da tabanca) ir embora, ela não sabia que iria precisar pagar a passagem de ida e volta, aqui está o dinheiro, mas não vamos dar nada a ela. 

Carlos voltou e explicou tudo à Tereza, pois Tereza olhando na cara do rapaz o qual ela cedeu a sua vaga de bolsa de estudo e vendeu o seu único par do brinco de ouro para compra-lhe roupa e hoje tal rapaz nem sequer olhou na sua cara.

Sendo assim, Tereza sofrendo da perda de tanta esperança que tinha no rapaz começou logo a chorar de tristeza e se despediu do ex-namorado, mas, durante este tanto choro no caminho encontrou com um jovem de nome Maicon Na Tchiga.

Maicon vendo uma jovem tão linda lagrimando admirou e perguntou-a:

- Desculpe minha querida amiga o que está passando contigo?

Tereza educadamente respondeu-lhe:

- Sou uma menina desesperada sem esperança por tudo que me dediquei para ajudar um rapaz de nome Carlos o qual namoramos quase uma década, pois passei minha vaga de bolsa do estudo para ele, mas, depois de ele voltar do estudo recusou de casar comigo alegando que não pode casar com uma mulher que não tem formação superior como eu. Portanto estou desesperada totalmente.

Maicon na Tchiga sentiu pena da menina, chorou e perguntou-lhe:

-Você tem condição financeira no momento de estudar e formar para ser alguém que você sempre quis?

- Obviamente os meus pais têm essa condição, mas como eu os desafiei, eles nunca mais vão me dar oportunidade de recompor isto, respondeu a Tereza.

Maicon sorrindo de alguém que quer ajudar e disse-lhe calmamente:

- Tereza, vou te ajudar a resgatar essa perda, a partir de hoje vou custear o seu estudo universitário. Porém pegue este 5000 Franco CFA e volta para tabanca e explique aos seus pais que vai continuar o seu estudo.

Ela voltou para tabanca explicou aos seus pais e os pais do ex-namorado de que vai prosseguir com os estudos, pois pais do Carlos resolveram vender duas cabras e apoiaram-lhe com o dinheiro. 

Tereza logo foi para Bissau e começou a estudar a medicina, cinco anos depois foi considerada melhor aluna daquela universidade. Maicon por seu torno nunca deixou de apoiá-la, no tudo que ela precisar, mas os dois ainda não têm uma relação amoroso. 

Quando Tereza conseguiu grau de licenciatura em medicina, Maicon decidiu mandar-lhe para Cuba a fim de ir fazer mestrado e depois doutorado. Mas, quando o pai do Carlos soube dessa notícia que a Tereza vai prosseguir com o seu estudo no exterior decidiu vender duas vacas dos três que tinha para apoiá-la com dinheiro. E, último dia que a Tereza tinha em Bissau para despedir da família resolveu ter uma conversa com Maicon na qual Maicon aproveitou e enfrentou-lhe com essas palavras:

- O meu motivo era de lhe apoiar Tereza no seu estudo, mas como bem sabe que o sentimento é natural, pois quero te dizer com isto que quero ser o seu futuro esposo.

- Desde primeiro dia que o conheci logo senti algo para ti e já sabia que você um dia será remédio do meu desespero, eu te amo Maicon, disse Tereza.

Maicon alegre com tal cena abraçou-a e beijou-a depois disse-lhe:

- Vai com Deus e tenha sempre fé que vou te esperar até quando voltares vamos casar, formar a nossa família, porém nunca desvie do seu foco central que é o estudo. 

Tereza simplesmente respondeu-lhe:

- Minha palavra é a minha ação, pois tudo que eu falo faço e tudo que eu não falo não faço, eu te amo Maicon.

Tereza foi para Cuba onde adquiriu grau de mestrado e doutorado depois voltou para Guiné-Bissau, tornou-se numa médica bem-sucedida e famosa com a sua própria clínica, pois se casou com Maicon e tiveram 3 filhos. Depois de árduo trabalho construíram duas casas no modelo europeu, moraram em uma e colocaram outra em aluguel. Tereza e Maicon amaram-se tanto e foram felizes para sempre.

Carlos, o rapaz na qual traiu a Tereza com Aminata nem sabia mais da notícia da ex-namorada e nunca mais foi visitar os seus pais na tabanca, mas a Tereza sempre quando ia para tabanca comprava arroz e tabaco para os pais do Carlos.

Carlos e sua esposa Aminata casaram e tiveram 4 filhos, porém não edificaram nenhuma casa somente moravam nas casas luxuosas, pois um dia os dois passeavam de carro de repente viram uma casa bem bonita e resolveram parar o caro e foram até esta casa, para ter com o responsável do aluguel, logo rapaz o qual Tereza colocava como responsável de arrendar a casa falou com eles e chegaram um acordo do preço, um mês depois Carlos foi morar com a sua família nessa casa da Tereza sem saber que essa casa é da ex-namorada, a qual traiu.

Um ano depois Carlos foi demitido do seu posto de trabalho, e a sua esposa suportava todas despesas da casa, mas um dia Aminata decidiu trair marido com o seu chefe o qual demitiu Carlos do emprego. 

Carlos abalado com tal traição da sua esposa Aminata logo entrou em depressão e abatido pela doença trombose. Carlos paralisado e nem Aminata prestava atenção para ele, nem dinheiro de pagar a renda ele tem mais e responsável da casa despejou Carlos e a sua família na casa, mas, quando a Tereza soube da notícia mandou rapaz tornar Carlos na casa sem pagar renda. 

Um dia Tereza e Maicon decidiram visitar a casa deles e rapaz responsável de cobrar aluguel avisou Carlos de que os donos da casa iam visitar a casa naquele dia.

Carlos com a sua doença nem sabia quem tem aquela casa tão linda e que lhe fez tanta bondade, logo começou a lamentar desse jeito:

- Não sei quem é essa mulher tão boa até no ponto de me deixar em sua casa sem pagar renda, que Deus pague essa pessoa, pois a minha esposa Aminata me traiu e me abandonou no momento tão difícil na minha vida.

Mas, quando a Tereza chegou num carro com o seu marido Maicon, parou logo entraram e começaram a visitar outra moradia e depois seguiram para moradia do Carlos. 

Carlos mal viu Tereza na porta tão elegante começou a chorar e perguntou para o rapaz:

-Quem é dono desta casa?

Rapaz respondeu-lhe: 

- Dono desta casa é a mulher a qual você está vendo.

Tereza nem olhou para cara do Carlos depois de terminar a sua visita ela e o seu marido Maicon dirigiram para falarem com o Carlos. 

E a Tereza disse lhe:

- Carlos, eu sei de tudo o que você está passando neste preciso momento, portanto não estou aqui para ti dar lição de moral ou recompor o nosso passado, como você já me tinha dito que o tempo passa e as coisas mudam, pois é isso que você está vendo neste exato momento, o tempo passou e as coisas mudaram, mulher a qual você traiu hoje está te suportando mais uma vez, porém a partir de hoje vais ficar lá no anexo da casa e eu vou trazer os seus pais para morarem aqui. 

Carlos ficou envergonhado, nem tem nenhuma palavra a dizer, pois, quando Tereza foi para aldeia e ao regressar à cidade levou os pais do Carlos para morarem em sua casa e Carlos foi colocado num anexo, um mês depois disso o Carlos não podia aguentar essa tanta vergonha logo resolveu suicidar. 

MÁRIO TÉ, ESTUDANTE DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB).

Sem comentários:

Enviar um comentário