terça-feira, 9 de janeiro de 2018

GRUPO DOS QUINZE DEPUTADOS EXPULSOS ACUSA PAIGC DE FALTA DE VONTADE POLÍTICA PARA A SUA REINTEGRAÇÃO

Foto/arquivo -  Rui Diã  com Augusto Olivais 
O grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC acusa a direcção do PAIGC de má-fé como também de falta de vontade política sobre possível reintegração dos mesmos.

Em comunicação, feita esta terça-feira, (09 Janeiro) Rui Diã de Sousa alerta a todos militantes do PAIGC, a comunidades nacional e internacional assim como a CEDEAO daquilo que considera de manobra dilatórias e demagógicas que a direcção do PAIGC tem demonstrado.

“Vamos alertar a todos os militantes, responsáveis e dirigentes do PAIGC, bem como as comunidades nacional e internacional, e em particular à CEDEAO e todas as entidades empenhadas na busca de uma solução interna à crise no seio do PAIGC, sobre a má-fé, a falta de vontade politica, o entrave e as manobras dilatórias e demagógicas que a direcção do PAIGC tem demonstrado reiteradas vezes, fingindo que está a cumprir o acordo de Conacri”, atirou Rui de Sousa.

Por outro lado Rui Diã repudia e condena profundamente a forma como, o PAIGC continua a refugiar-se em interpretações ao estabelecer uma ligação de reintegração dos deputados expulsos.

«Também vamos repudiar e condenar profundamente a forma como, o PAIGC continua a refugiar-se em interpretações enganadoras e analogias infundadas, ao estabelecer uma ligação inaceitável entre a reintegração dos deputados expulsos e a nomeação do Augusto Olivais ao cargo de primeiro-ministro, quando na realidade, não existe nenhum ponto do acordo de Conacri no qual figura o nome de Olivais”, sublinhou Diã de Sousa.

Sobre a decisão saída no sábado na reunião do comité central do PAIGC para reintegração dos 15 deputados, Sousa considera que estas resoluções finais são uma violação evidente do acordo de Conacri.

Rui Diã de Sousa disse que o grupo dos 15 reitera a vontade e a determinação em continuar a respeitar o acordo de Conacri e estabelecer com direcção do PAIGC antes do dia 16 de Janeiro um espaço de diálogo directo com vista a busca de uma solução global e durável que contribua para a estabilização definitiva da vida política e socioeconómico do país.

De salientar que na Iª Reunião Ordinária do Bureau Político do PAIGC de 2018 Comité Central deliberou atribuir ao Grupo Parlamentar do PAIGC uma quota suplementar que permita enquadrar a participação no Congresso de todos os deputados dissidentes que queiram reintegrar-se, passando o mesmo de 6 para 17 delegados a partir da nomeação do Augusto Olivais ao cargo de Primeiro-Ministro à luz do Acordo de Conacri.

Por: Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário