O embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau exortou hoje os líderes religiosos guineenses a manterem-se firmes e presentes na atual conjuntura global, para que os direitos humanos sejam universais, inclusivos e inalienáveis.
Federico Bianchi falava na sessão de abertura da apresentação do Fórum de Líderes Religiosos e do livro “Vozes pela Paz”, uma iniciativa da Liga Guineense dos Direitos Humanos e do Instituto Marquês de Valle Flôr, no âmbito do projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz. O evento reuniu representantes das diferentes confissões religiosas do país.
Segundo o diplomata europeu, os direitos humanos devem ser defendidos diariamente nas igrejas, mesquitas e demais espaços espirituais das comunidades. Bianchi reconheceu o papel fundamental que os líderes religiosos desempenham na promoção da paz, da harmonia social e da convivência entre os cidadãos, sobretudo em momentos desafiantes como o atual.
Na mesma ocasião, o chefe da diplomacia europeia na Guiné-Bissau alertou que o mundo enfrenta desafios sérios relacionados com o extremismo, o radicalismo violento, o terrorismo e as ameaças ao multilateralismo. Sublinhou que estes fenómenos não pertencem a nenhuma religião, mas exploram a pobreza, a exclusão social, a falta de oportunidades e a desinformação para dividir as comunidades.
Por sua vez, o representante dos líderes religiosos, padre António Imbombo, lamentou o surgimento de novos desafios à coesão social nos últimos anos, marcados por um contexto de instabilidade, circulação de discursos de ódio e tentativas de instrumentalização da religião para fins contrários aos valores espirituais.
Imbombo defendeu, por isso, uma ação coordenada entre os líderes religiosos para enfrentar estes fenómenos. Os participantes no encontro apelaram ainda à criação de iniciativas que permitam antecipar riscos, promover espaços de debate responsável e envolver os líderes religiosos como atores centrais na busca de soluções, e não como meros espectadores dos problemas, de forma a prevenir situações mais graves.
RSM: 11-02-2026




Sem comentários:
Enviar um comentário