segunda-feira, 23 de junho de 2025

I° CONGRESSO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA SERÁ UMA ALAVANCA PARA O SISTEMA EDUCATIVO GUINEENSE


O Iº Congresso Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, que decorre nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2025, promete marcar um ponto de viragem no ensino da língua no país. O evento reunirá académicos, investigadores, professores e estudantes, num espaço de reflexão e partilha sobre os desafios e oportunidades do ensino do Português, especialmente em contextos multilinguísticos como o guineense.
O coordenador do curso de Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação – Unidade Tchico Té, Júlio Azevedo João da Silva, afirmou que “os resultados deste congresso vão servir como uma alavanca e material de consulta para o nosso sistema de ensino, contribuindo para uma reflexão contínua que se estenderá muito para além do evento”.
Em entrevista exclusiva à Rádio Sol Mansi, o docente universitário destacou ainda a importância académica do congresso, sublinhando que “esta iniciativa vai melhorar os métodos pedagógicos, trazendo novas perspectivas para o ensino da Língua Portuguesa, com base em experiências de outros países de língua oficial portuguesa”.
Sobre o mesmo assunto, a leitora do Instituto Camões na Guiné-Bissau, Sofia Santos, convidou toda a comunidade académica e educativa a participar ativamente no congresso, destacando que este “será uma verdadeira academia de intercâmbio entre docentes e investigadores de várias universidades nacionais e internacionais”.
A organização convida professores, estudantes, formadores, investigadores e demais interessados no ensino da Língua Portuguesa a participarem no momento histórico, que contribuirá para fortalecer a educação linguística e promover o diálogo académico entre os países da lusofonia.
A sua presença faz a diferença na construção de um ensino mais inclusivo, eficaz e adaptado à realidade guineense.
RSM: 23 06 2025

Sem comentários:

Enviar um comentário