Candidato designado pelo Rally dos Houphouëtistas pela Democracia e Paz (RHDP) após o congresso realizado no sábado, 21 de junho, em preparação para a próxima eleição presidencial marcada para outubro, Alassane Ouattara reagiu a esta nova demonstração de confiança.
O presidente cessante concordou em continuar seu mandato à frente do RHDP, de acordo com um anúncio oficial de seu partido feito neste domingo, 22 de junho de 2025.
“Concordo em permanecer como presidente do RHDP para consolidar a estabilidade do nosso partido e nos preparar para o futuro. Estas palavras impactantes do Presidente Alassane Ouattara apontam o caminho a seguir. Juntos, somos mais fortes”, declarou o RHDP.
Se essa aceitação resultar em uma candidatura efetiva para a eleição presidencial marcada para outubro, Alassane Ouattara, de 83 anos, parece bem posicionado para buscar um novo mandato de cinco anos à frente da Costa do Marfim.
Do lado da oposição, os principais candidatos parecem estar praticamente excluídos da eleição por não constarem na lista eleitoral.
Tidjane Thiam, presidente do Partido Democrático da Costa do Marfim (PDCI), teve seu registro cancelado em abril de 2025 após uma decisão judicial questionando sua nacionalidade marfinense no momento de seu registro.
Outras figuras da oposição, como o ex-presidente Laurent Gbagbo, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Assembleia Nacional Guillaume Soro e seu antigo braço direito Charles Blé Goudé, foram todos afastados do cargo por vários anos devido a condenações judiciais.
Por Africaguinee

Sem comentários:
Enviar um comentário