A atleta da modalidade de jiu-jitsu, Katiuscia Yasmira Pires Dias, conquistou pela sétima vez o mundial de jiu-jitsu de master. A distinção foi feita pela Federação de jiu-jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF), na gala de comemoração da 16ª edição Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship (2024).
A cerimônia do Abu Dhabi World Jiu-Jitsu Awards, organizada pela UAE Jiu-Jitsu Federation, homenageou vencedores em 22 categorias, reconhecendo os principais atletas do esporte, instituições locais e internacionais de destaque e academias. O campeonato ocorreu na Mubadala Arena ao longo de 11 dias e atraiu mais de 9.000 atletas de 137 países em todo o mundo, onde a guineense conseguiu pela sétima vez ser campeã mundial e terceira vez campeã africana.
“Pela terceira vez ganhamos o prêmio de melhor atleta do continente africano. Acho que vou dedicar este prêmio às mulheres africanas.Nós podemos conquistar o que nós quisermos”, disse a atleta na sua rede social.
BIOGRAFIA
Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal. Nasceu a 27 de junho de 1991. Radicada em Portugal, a lutadora guineense multicampeã de jiu-jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e em setembro do mesmo ano entrou para competir.
Começou a competir na faixa branca e desde então arrecadou grandes conquistas, entre as quais destacam-se: o primeiro lugar da 30ª Seixalíada em 2013, o primeiro lugar do 4º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto) no Porto, primeiro lugar no NAGA (North American Grappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono), no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marrom e preta) em França, Amiens.
Yasmira Dias é sétima vez campeã mundial de jiu-jitsu e mais de 40 vezes campeã em Portugal, sétima vez europeu e três vezes consecutiva campeã africana. Em 2022 conquistou várias medalhas de ouro em diferentes competições, com destaque para as três medalhas de ouro conquistadas num único torneio de AJP TOUR ITALY, que decorreu na cidade de Roma (Itália), no qual disputou seis lutas e seis finalizações.
Conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de bronze, no torneio mundial profissional “Abu Dhabi Grand Slam jiu-jitsu 2022-2023″, realizado em Londres, Inglaterra. Yasmira é a única mulher africana a constar, no cartaz BRAUS, uma conceituada marca de Kimono, onde apenas grandes profissionais de jiu-jitsu são convidados. Conquistou duas medalhas de ouro na primeira edição do Open Ibérico 2024, realizada em Lisboa pela Federação Mundial de Combate à Submissão (ADCC).
Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb.
Sem comentários:
Enviar um comentário