sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Infra-estrutura. CHEFE DO EXECUTIVO GARANTE, PARA UM SEGUNDO MOMENTO, ALCATROAR A ESTRADA SAFIM-JUGUDUL

O Primeiro-Ministro, Geraldo Martins, afirmou esta sexta-feira que a reabilitação da estrada Safim-Jugudul, é uma intervenção de emergência pois, a mesma via será alcatroada, num segundo momento.

A garantia do chefe do executivo foi deixada no lançamento da primeira pedra na vila de Nhacra, de onde garantiu que o seu governo tem a intensão de construir mil quilómetros de estradas no país.

“ É um intervenção de emergência para que a estrada torna transitável e num segundo momento, vamos trabalhar no sentido de alcatroá-la. No programa de governo, aprovado na semana passada, consta que ao longo desta legislatura, ou seja, nos próximos 4 anos de mandato, vamos construir mil quilómetros de estradas, esta é a meta que fixamos e vamos trabalhar no sentido de cumpri-lo”, garantiu Martins.

Por outro lado, Martins sublinhou que escolheram a vila de Nhacra para constatar os reais problemas e dificuldades existentes em Nhacra

“ (..) Esta nossa vinda a Nhacra é para ter contacto e ao mesmo tempo constatar qual é real problema que existente, qual é a dificuldade que existe e como podemos ajudar a resolver”, concluiu.

No entanto, o administrador do sector de Nhacra, Armando N´Tchala aproveitando a presença do Primeiro-Ministro, declarou a existência mais de quatrocentos alunos fora do sistema de ensino.

“ (…) Todas estas crianças aqui precisam de bilhete de identidade. Tenho a informação de que mais de quatrocentos alunos, estão fora do sistema do ensino, por isso solicitamos a intervenção do governo neste sentido.”

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Ildefonso Duarte Pinto, disse durante o lançamento da pedra para a reabilitação da estrada que liga Safim a Jogudul, que as obras de estudos estão a terminar, e que esforços estão ser feitos e por forma a permitir a construção desta estrada.

A reabilitação da estrada Safim/ Jugudul tem a duração de 50 dias e está a ser reabilitada por uma empresa Chinesa.

A estrada, neste momento, é de difícil acesso e os utentes agora preferem percorrem a via de Bula-Binar para chegar às zonas de Mansoa-Jugudul.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário