quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

EX-PM GUINEENSE SOLICITA PRESENÇA FORMAL NO CONGRESSO DO PAIGC

O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, entregou hoje à direção do PAIGC uma carta a solicitar a sua presença no congresso daquela força política que deverá começar no próximo dia 30, disse à Lusa fonte partidária.

Além da visita de cortesia à direção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Gomes Júnior, regressado ao país na semana passada depois de cinco anos a residir entre Portugal e Cabo Verde, entregou pessoalmente ao líder do partido, Domingos Simões Pereira, uma carta em que solicita a sua presença no congresso.

Carlos Gomes Júnior foi presidente do PAIGC entre 2002 a 2014, ano em que foi substituído, num congresso, por Domingos Simões Pereira.

Em 2012, Carlos Gomes Júnior foi deposto por um golpe militar. Desde que o ex-presidente regressou ao país, na passada quinta-feira, a sua presença no congresso tem sido assunto de conversa entre os militantes do PAIGC.

O próprio admitiu estar disponível para voltar a liderar o partido se esta fosse a vontade dos militantes.

O porta-voz do PAIGC, João Bernardo Vieira esclareceu que Gomes Júnior, está impossibilidade de tomar no congresso enquanto delegado, por não ser atualmente dirigente de qualquer órgão e ainda por não ter sido eleito nas estruturas de base, conforme os estatutos, disse.

Segundo a mesma fonte, a carta do ex-líder do partido já foi analisada numa reunião da comissão permanente do bureau político, na quarta-feira, o assunto será submetido ao bureau político, durante a manhã, e no mesmo dia, a partir do meio-dia, será objeto de uma decisão na reunião do comité central.

O comité central é o órgão máximo de decisão entre os congressos do PAIGC e é onde se vai determinar se Carlos Gomes Júnior poderá ou não participar no congresso, que decorre entre 30 de janeiro a 04 de fevereiro, em Bissau.

A fonte precisou que o ex-líder solicitou, na sua carta ao partido, que lhe seja permitido tomar parte no congresso enquanto delegado com plenos direitos, isto é, poder votar e ser eleito.

O ex-presidente interino de transição, Raimundo Pereira, deposto na mesma altura do golpe militar com Carlos Gomes Júnior, vai ao congresso nas mesmas circunstancias, juntamente com outros cinco militantes, precisou a fonte do PAIGC.

A reunião do comité central de quarta-feira é aquela que vai determinar, de forma definitiva, a lista de delegados ao 9.º congresso do PAIGC, que tem para já, Domingos Simões Pereira, como único candidato à sua própria sucessão.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário