Cotonou capital de Benin, acolhe a partir de hoje e até a próxima quarta-feira, a reunião do Comité Multisectorial de luta contra Sida da Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste (CEDEAO).
Organizado pela Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS), o encontro que junta os responsáveis de conselhos nacionais de luta contra Sida e, técnicos de saúde dos estados membros da CEDEAO, tem como objetivos, discutir a nova estratégia do VIH/SIDA para os períodos de 2017-2020 e, definir os eixos prioritários para a sub-região em conformidade com as orientações contidas no plano estratégicos 2016-2020.
A reunião de Cotonou irá permitir igualmente, o reforço da vigilância epidemiológica do VIH e, discutir a extensão do estoque regional de segurança para incluir outros medicamentos e consumíveis médicos no tratamento de pandemia do Sida.
A Guine-Bissau é representada na reunião de Cotounou pelo Secretario Executivo do Secretariado Nacional de Luta Contra Sida, CALIFA SOARES CASSAMÁ, que é acompanhado pelos dois técnicos nacionais, um ligado as farmácias e outro a vigilância epidemiológica. São estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), 15 pais da zona, nomeadamente: Guine-Bissau, Cabo-verde, Benin, Burkina Fasso, Costa de Marfim, Senegal, Mali, Togo, Níger, Guine-Conacri, Nigéria, Serra Leoa, Gâmbia, Gana e Libéria.
A Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS) é o órgão da CEDEAO especializado em questões da saúde, foi fundada a 9 de julho de 1987 em Abuja através de um tratado de chefes de estado e do governo e, tem a sua sede em BOBO-DIOULASSO, Burkina Fasso.
Bissau, 24 de Abril de 2017
Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário