terça-feira, 1 de novembro de 2016

GÂMBIA: OPOSIÇÃO ESCOLHE CANDIDATO ÚNICO PARA PRESIDENCIAL DE DEZEMBRO



Banjul - A oposição gambiana escolheu domingo, em Banjul, um candidato único à eleição presidencial de Dezembro, para defrontar o chefe de Estado cessante, Yahya Jammeh, que dirige o país com uma mão de ferro e concorre para um quinto mandato, noticiou a AFP.

Adama Barrow, 51 anos, membro de direcção do Partido Democrático Unificado (UDP), principal formação da oposição, foi designado domingo pelos delegados dos sete partidos da oposição reunidos em convenção em Banjul, para ser o seu candidato único as presidenciais de 01 de Dezembro.

Barrow, um operador económico activo, nomeadamente, no sector imobiliário, obteve 308 votos dos 467 durante a votação dos delegados dos diferentes partidos vindos das sete regiões administrativas da Gâmbia. Os três outros candidatos - todos responsáveis da oposição, Hamat Bah, Halif Sallaf e Lami Bojang - partilharam o resto dos sufrágios.

"Colocamos nossas diferenças de lado no interesse desse país. Os gambianos estão cansados pelos 22 anos de má gestão de Yahya Jammeh, aos quais vamos pôr fim quando formos às urnas", disse Barrow após a sua designação.

De acordo com Barrow, os partidos da oposição devem juntar forças para salvar esse país da destruição.

A 26 de Outubro, a Gâmbia, após o Burundi e a África do Sul, anunciou a sua retirada do Tribunal Penal Internacional (TPI), acusando-o de "perseguição aos africanos, em particular os seus dirigentes".

Adama Barrow tinha qualificado esta decisão de "ridícula", qualificando-a como um gesto medroso do poder em perder à eleição de Dezembro.

"Eles sabem que as pessoas vão votar contra eles", declarou."É por isso tudo fazem para se proteger" A oposição gambiana tinha anunciado a 15 de Outubro, que apresentaria um candidato
único em Dezembro, numa rara manifestação de unidade contra Jammeh. Os signatários do acordo comprometeram-se em "colocar de lado as suas divergências no interesse supremo da nação".

Jammeh, que tem 51 anos, dirige esse pequeno país da África ocidental há 22 anos, tendo sido investido em Fevereiro candidato ao próximo escrutínio pelo seu partido, a Aliança para a Reorientação e a Construção Patriótica (APRC).

Conosaba com angop


Sem comentários:

Enviar um comentário