Bissau, 06 Abr 16 (ANG) – A Presidente da Associação das Mulheres em Actividades Económicas (AMAE) classificou de positivo o balanço das actividades levadas a cabo pela organização durante os primeiros três meses do ano em curso.
Fátima Emília Câmara de Barros sustentou que atingiram as metas traçadas para este período com o lançamento dos estudos: “O Sector de Investimento e o Papel da Mulher na Economia”.
Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné, destacou que a organização doou as suas filiadas , materiais e máquinas para a produção agrícola, fruticultura, horticultura, transformação e comercialização dos produtos.
Acrescentou que, por outro lado, as diferentes organizações regionais filiadas na AMAE beneficiaram de Moto carros, prensas de óleo, máquinas de descasque de arroz, carrinhas de mão, regadores, computadores, embalagens e vitrinas financiadas pela ONU-mulher num montante não revelada.
De acordo com a presidente da AMAE, os sectores de Canchungo, Buba, Quebo, Xitole, São João, Gabú e Farim beneficiaram de projecto da alfabetização funcional , estando previsto que os beneficiários deste curso recebam os seus diplomas ainda esta semana.
Fátima Camará de Barros informou que através de uma parceria conjunta com a FAO estão distribuir as camponesas sementes e materiais hortícolas, uma actividade que esta a ser realizada em paralelo a capacitação das mulheres ao nível de agricultura e sobre a Lei de Terra.
Ainda neste âmbito de parceria com a FAO, vigora um acordo sobre projecto-piloto da “Caixa de Resiliência” para três associações, duas em Bissau e uma na região de Bafatá, focada em três pontos:Social, Técnico e Financeiro.
Fátima Camará de Barros apela ao governo e parceiros para apoiaram as organizações das Mulheres para terem acesso ao micro crédito.
ANG/JD/SG//Cononosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário