quinta-feira, 28 de novembro de 2013

PAULO GOMES AGRADECE A DIÁSPORA!

Compatriotas e Amigos da Guiné-Bissau,

 Aproveito a oportunidade para, mais uma vez, expressar os meus agradecimentos a todos vós pelo caloroso acolhimento e os momentos de reflexão e convívio proporcionados durante a nossa visita a Portugal.
 Agradeço a vossa disponibilidade para estarem presentes nos encontros realizados quer em Lisboa quer na cidade do Porto. Isso é demonstrativo do vosso interesse e sinal de que, apesar de longe, não deixam de estar atentos ao que se passa na nossa Pátria amada Guiné-Bissau.
 A Diáspora tem um papel fundamental na mudança de rumo que pretendo impulsionar com a minha candidatura ao cargo de Presidente da República:

 1. É um ativo importante com formação qualificada nas mais diversas áreas;
 2. Contribui para o desenvolvimento económico e bem-estar das famílias através do envio das remessas; 
 3. É um potencial investidor e impulsionador da economia.
 Pela primeira vez, a comunidade guineense residente na Diáspora, poderá votar nas eleições presidenciais. Para isso, será necessário que sejam criadas as condições e mecanismos para a sua participação.

 Sei que uma das grandes preocupações dos nossos emigrantes no que diz respeito ao regresso prende-se com a educação dos seus filhos. Por isso, um dos pilares do meu mandato é a EDUCAÇÃO. É imperativo assegurar que toda a criança guineense frequente a escola para que possa, desde tenra idade, desenvolver as capacidades cognitivas e o espírito crítico fundamentais para a formação de um cidadão com capacidade de fazer pleno uso dos seus direitos e cumprir com os seus deveres.

 Ainda no quadro dos projetos de iniciativa presidencial, tenciono promover a realização de um Fórum da Diáspora, para juntos refletirmos sobre a melhor forma de aproximar e valorizar o potencial da Diáspora Guineense, pois entendo que existe um grande potencial que está ainda intacto e que deve ser utilizado em toda a sua plenitude.

 Ao corpo diplomático guineense acreditado em Portugal, saúdo pelo esforço e dedicação para, eficazmente, responder às solicitações da comunidade residente, ainda que com as dificuldades que atravessam.
 Os meus agradecimentos aos partidos e personalidades políticas portuguesas e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa pela oportunidade de trocar impressões sobre a minha visão em matéria de cooperação, designada parceria de co-prosperidade. Uma relação assente na partilha de uma língua comum, no estabelecimento de uma dinâmica proativa nas relações comerciais e a promoção de um espírito de maior ambição em matéria económica e financeira.
 Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer à equipa de campanha em Portugal (Aparecida Pais Quaresma, João Conduto Júnior, Genilson Pires Nunes, Joaquim Gama, Fernando Cá, Quintino Merik, Arnaldo Costa, Libânio Moreira e Pedro Mendes) pela excelente organização, assim como, aos meus professores Eduardo Monteiro e Estácio Fonseca pela sua contribuição na minha formação e pelos testemunhos que deram sobre a minha pessoa.

 NÔ MUDA RUMU

 PG

Sem comentários:

Enviar um comentário