domingo, 3 de setembro de 2023

Figura da semana: YOUNG NUNO INTERNACIONALIZA SUAS PINTURAS COM EXPOSIÇÕES “UDJUS DI GUINENSIS”


O jovem artista Plástico, Young Nuno, apresentou pela primeira vez nas esferas internacionais, as suas pinturas sob o lema “Udjus di Guinensis/ Olhares de Guineenses”, tendo apresentado, durante todo o mês de agosto na biblioteca pública municipal de Setúbal, Portugal, um total 34 obras em telas, fotografias e murais que retratam a cultura, a beleza e a realidade guineense.

De acordo com o artista, a exposição foi dividida em duas sessões. A primeira ocorreu em agosto e a segunda decorrerá de 4 a 20 de setembro de 2023 sob lema “Djintis di Guiné-Bissau/ Gentes da Guiné-Bissau”.

BIOGRAFIA
Nuno Ala Tambá nasceu a 6 de abril de 1991, em Bissau. Fez o ensino primário nas escolas Binhacra e São Francisco de Assis, em Bissau. Concluiu a 11ª classe no liceu Agostinho Neto. Apenas aos 5 anos de idade já desenhava, inspirado em bandas desenhadas dos gémeos Manuel Júlio e Fernando Júlio.

Em 2000 começou a aprender a desenhar com o artista Boto Dojo, outra das suas referências. Em 2018 conheceu um artista plástico guineense residente em Dakar, Senegal, Malam Camará, com quem passou uma temporada para adquirir mais conhecimento na pintura artística, tendo igualmente beneficiado de orientações de Alfa Umaro Bá.

Em 2018 venceu o prémio jovem artista plástico. Um ano depois, conheceu em Bissau, um artista brasileiro da arte urbana, Cazé, com quem trabalhou como assistente, no âmbito da pintura do mural de Amílcar Cabral.

O jovem artista plástico guineense lidera o grupo “Galeria Jovem”, que desencadeou em setembro de 2020 uma ação, através da arte urbana, pintando murais de algumas figuras públicas, com a finalidade de recuperar a memória e os legados dos heróis da luta pela independência da Guiné-Bissau. Em março de 2022 apresentou a sua primeira exposição em forma de arte “Substantivo Feminino”, em homenagem às mulheres guineenses.

Young Nuno foi homenageado, em 2022, pela plataforma No StaDjunto, na sua IIIª edição, na categoria de artista plástico. De 2020 a 2023 o autor conta com cinco pinturas do líder africano, Amílcar Cabral. Em 2023 aderiu ao projeto MoACBis 2023, com murais de pinturas em diferentes pontos da capital Bissau.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratag

Sem comentários:

Enviar um comentário