quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Ministro da Agricultura faz visitas de seguimento aos agricultores de Biombo

O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural efetuou ontem visita de seguimento do Ano Agrícola às bolanhas da Região de Biombo, nomeadamente Ondame, Ponta Cabral, Ponta Vicente, N’tus e Safim (incluindo AGRO Safim) a fim de inteirar-se dos funcionamentos e as necessidades dos camponeses daquela zona.  

Falando aos jornalistas, Marciano Silva Barbeiro disse que nas áreas por onde passou constatou que o ano agrícola pode ter sucesso perspetivado, não obstante manifestar pessimismo em relação a algumas bolanhas, nomeadamente em Ponta Cabral, devido a “um problema sério da gestão de água”.  

Segundo ele, trata-se de uma situação natural, uma vez que houve a falta de chuva naquela zona, pelo que vai-se trabalhar no sentido de inverter essa realidade na próxima campanha agrícola.  

O governante reconheceu que é preciso fazer a recuperação de bolanhas para ampliar a zona agrária, sobretudo do cultivo de arroz mangrove, situação verificada em duas ou três localidades, à imagem do que foi visto no Leste, Norte e Sul. 

No entanto, garantiu que o governo vai trabalhar para a criação de condições para resgatar as bolanhas, porque a população merece e está disponível para aumentar a produção e a produtividade.  Por seu lado, os agricultores manifestaram receio de que o seu cultivo de arroz venha estragar por força da natureza. Por isso, pediram apoio do executivo para que possam retirar a referida água e recuperar os diques.  

Leia mais na edição impressa  
Adelina Pereira de Barros
Conosaba/jornalnopintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário