quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Albinismo/Governo e FNUAP promovem ateliê de protecção de pessoas com deficiência

Bissau,27 Out 21(ANG) – O Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social e o Fundo das Nações Unidas para a População(FNUAP), promovem hoje um workshop de promoção, prevenção e proteção de direitos humanos das pessoas com albinismo.

Na abertura do evento, a ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora defendeu que as pessoas com albinismo, enquanto humanas como outras pessoas, merecem uma atenção especial do Estado, da família e da sociedade em geral.

A governante disse que elas devem ser protegidas e promovidas a cada circunstância para se sentirem úteis a sociedade.

“O Governo através do Ministério da Mulher, Familia e Solidariedade Social, está a estudar a possiblidade de admissão de pessoas com deficiência para integrarem alguns serviços e institruições que dirijo e outros departamentos governamentais”, revelou.

Acrescentou que a iniciativa representa um mecanismo prático de estímulo à escolarização das pessoas albinas , e uma forma de sensibilizar outras instituições públicas e privadas a seguirem essa via , para se aproveitar as potencialidades humanas desse grupo de cidadãos, independentemente das suas condições físicas.

Segundo o vice presidente da Associação das Pessoas com Albinismo, Braima Darame, os seus associados se debetem com enormes dificuldades, dentre as quais, o acesso à escola, falta de materiais escolares e de produtos higiénicos de proteção solar.
Em representação do FNUAP, Edmilson da Costa Bluté pediu esforços conjuntos para a criação das condições necessárias para facilitar o acesso à educação, saúde e igualdade de oportunidades para todos sem discriminação.

Aquele responsável salientou que o FNUAP quer igualmente contribuir no processo de capacitação de pessoas com albinismo, assegurando que nesta perspetiva irão, sempre que possível, dar a sua contribuição para a reafirmação de pessoas com albinismo.

O albinismo é uma deficiência manejável e afecta os olhos e peles das pessoas.

O workshop com a duração de um dia, conta com apoios da Associação Italiana de Amigos de Lepra(AIFO) e da Associação de Albinos de Moçambique denominada de Caninmanbò.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário