quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Serviço de Oftalmologia adverte população a evitar aglomeração e aperto de mãos

A conjuntivite está a espalhar-se de uma maneira assustadora no país e Bissau, em particular. Dores de olhos um pouco por todos os lados, facto que o senamário governamental quis saber junto das autoridades sanitárias.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Nô Pintcha, o diretor do Serviço de oftalmologia, Meno Nabicassa, afirmou que nesse período a problemática da propagação de conjuntivite na capital Bissau está a ganhar proporções alarmantes. Por isso, constitui um imperativo que a população se abstenha a juntar-se em grupos e o aperto de mãos, factos que favorecem o alastramento do vírus de pessoa para pessoa.

Nabicassa assegurou que é difícil determinar o ponto de partida de conjuntivite dentro do território nacional. Contudo, reconheceu que essa doença não é nova, embora haja momentos de maior ou menor contágios do vírus no seio da população.

O agente de saúde aconselha às populações a recorrerem ao serviço de oftalmologia assim que sentirem alguma diferença nos olhos ou contraírem conjuntivite.

Na explicação do médico oftalmologista,o sinal mais evidente é a vermelhidão na parte branca do olho (olhos vermelhos). Este sinal é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da conjuntiva e, por vezes, acompanhada por edema a rodear a córnea (quemose).

Usualmente, as pálpebras também ficam vermelhas e inchadas, tanto na sua face interna como nas extremidades. “Só se consegue avaliar devidamente a doença de um paciente quando está junto ao médico e não o contrário”, alertou.

Lamentou o facto de os guineenses continuarem com hábitos de comprar medicamentos nas farmácias sem irem às consultas médicas, porque tais comportamentos acarretam riscos de agravar ainda a saúde, na medida em que nem toda a dor de olho é conjuntivite.

Meno Nabicassa disse que os guineenses contunam a cultivar hábitos nocivos à própria saúde, como é o caso de isolar um familiar com doença contagiosa,.

Por sua vez, Jorge Tadeu, um paciente de conjuntivite, confessou ao Nô Pintcha que não percebeu como contraiu o vírus e nem como lidar com isso no seio da família.

Lembra que contraiu o vírus uns três dias e a forma como sentia dor não podia esperar mais tempo, por isso recorreu ao serviço de oftalmologia para tratamento.

Aconselhou aos compatriotas a recorrerem aos hospitais sempre que contraírem algumas comichões e dores nos olhos, pois são sítios ideais para tratamento da patologia.

Sintomas da doença

De salientar que conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (o branco dos olhos). Os primeiros sinais e sintomas são a vermelhidão na parte branca da visão, a comichão, o lacrimejo, a sensibilidade à luz, entre outros, podendo variar de acordo com a conjuntivite presente. A doença varia de acordo com o agente patogénico envolvido.

A conjuntiva é a membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. A conjuntiva tem como principal função proteger o olho das agressões externas do meio ambiente, provocando, para o efeito, uma reação defensiva inflamatória.

Habitualmente, a conjuntivite dura de 7 a 15 dias, podendo o tempo de duração variar de acordo com o tipo de conjuntivite presente e não costuma deixar sequelas. Pode ser aguda ou crónica e afetar apenas um olho (esquerdo ou direito) ou os dois.

Sob o ponto de vista clínico, a conjuntivite pode ser classificada segundo diferentes critérios:conjuntivite aguda, sub-aguda e crónica, conforme a sua forma inicial e a sua evolução ao longo do tempo. Conjuntivite serosa, mucosa, purulenta e pseudomembranosas (de acordo com a secreção que é produzida). Conjuntivite folicular, papilar, flictenular e papilargigante (segundo as alterações estruturais da própria mucosa, isto é, pela reação tecidular). Blefaroconjuntivite, ceratoconjuntivite (dependendo da forma como afetam, ao mesmo tempo, as estruturas oculares da vizinhança).

A conjuntivite pode, também, ser classificada segundo o agente microbiano causal infecioso (bactérias, vírus, fungos, ou protozoários) e não infecioso (alergia, mecânica, química ou por radiação).

Causas

As causas da conjuntivite podem ser de diversas, sendo a mais comum a infeção provocada por diversos tipos de agentes patogénicos. Esses agentes são sobretudo bactérias, mas também podem ser vírus e fungos, sendo os dois primeiros os agentes mais frequentes na origem da doença.

Igualmente, a conjuntivite pode ser causada por agentes químicos e físicos de ordem diversa, como por exemplo, corpos estranhos, calor intenso, gases irritantes, raios ultravioleta, produtos cáusticos, fumos, entre outros.

Alguns problemas de visão, como erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia), caso não possuam uma correção adequada, também podem causar conjuntivite, uma vez que podem desencadear um esforço excessivo do aparelho ocular e, consequentemente, provocar inflamação da conjuntiva.

Julciano Baldé
Conosaba/jornalnopintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário