segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Covid-19: Guiné-Bissau atingiu 10% da população com vacinação completa

Foto/arquivo
Quase 69.000 pessoas já têm a vacinação completa contra o novo coronavírus na Guiné-Bissau, segundo os últimos dados disponibilizados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.

A Guiné-Bissau pretende vacinar até dezembro 50% das 700.000 pessoas elegíveis para receber a vacina, ou seja, indivíduos com 18 anos ou mais.

Segundo os últimos dados, até sábado 68.916 pessoas, ou 10%, tinham a vacinação completa.

O total de pessoas com uma dose é de 114.234 ou 16,7%.

Os dados, disponibilizados na conferência semanal sobre a evolução da doença no país, indicam também que a percentagem de homens vacinados é superior à de mulheres.

Na Guiné-Bissau há 71.525 homens que já levaram pelo menos uma dose da vacina contra 42.709 mulheres.

Os últimos dados do Alto Comissariado contra a Covid-19 indicam que a Guiné-Bissau regista um total acumulado de 6.112 casos e 135 vítimas mortais.

Conosaba/Lusa


A terceira vaga da pandemia na Guiné-Bissau está em fase descendente, mas a greve no setor da saúde diminui a testagem e o registo de novos casos, disse hoje a alta comissária para a covid-19, Magda Robalo.

"Nós já vimos a descer desde a semana depois das restrições severas à circulação das pessoas. Já a partir dessa altura, nós começamos a descer. Conseguimos de facto controlar vários focos de infeção e transmissão ao mesmo tempo", disse a médica guineense, quando questionada sobre a diminuição dos novos casos e mortes por covid-19 no país.

Para a alta comissária, as "medidas foram muito duras, mas necessárias", devido à elevada mortalidade e transmissão acelerada, que se registou em julho e agosto, quando o Governo guineense chegou a impor o recolher obrigatório.

"É verdade também que quantos menos testes se fazem, menos casos se apanham e com a greve que está a lavrar no setor da saúde temos feito menos testes, porque a

maior parte dos testes são feitos nas unidades de saúde, contrariamente ao que as pessoas pensam", afirmou.

A Guiné-Bissau registou na última semana, entre 27 de setembro e 02 de outubro, nove novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e não registou vítimas mortais.

Os últimos dados do Alto Comissariado contra a Covid-19 indicam que a Guiné-Bissau regista um total acumulado de 6.112 casos e 135 vítimas mortais.

Questionado sobre o processo de vacinação em curso no país, Magda Robalo disse que os guineenses aderiram "imenso" à vacinação durante a fase forte da terceira vaga.

"Houve uma associação clara entre a doença e a morte. As pessoas afluíram bastante, mas diminuiu agora", disse.

O Alto Comissariado vai lançar brevemente uma campanha de vacinação contra a covid-19, que vai ter a duração de 10 dias, e que pretende atingir todos os guineenses com 18 ou mais anos.

"A campanha vai levar a vacina até ao último reduto da Guiné-Bissau, ao guineense mais distante. Estamos a finalizar os detalhes e a mobilizar os financiamentos necessários. É uma operação que vai custar um milhão de euros e tem de ser bem planeada para ser bem executada", explicou.

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.798.207 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 234.850.860 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.


Sem comentários:

Enviar um comentário