sábado, 6 de março de 2021

NAVIO PORTUGUÊS “SETÚBAL” VISITA A GUINÉ-BISSAU DE OITO A DOZE DE MARÇO

 

O navio patrulheiro oceânico “Setúbal” da República Portuguesa visita a Guiné-Bissau de 08 a 12 de março de 2021, anunciou esta sexta-feira, 05 de março, o Gabinete do Adido de Defesa da embaixada de Portugal, em Bissau. A visita está inserida no domínio da cooperação  bilateral entre os dois países.

O navio, segundo a nota do Gabinete do Adido de Defesa em Bissau a que O Democrata teve acesso, é a mais recente embarcação da Armada portuguesa, construída nos Estaleiros Navais de Viana de Castelo e em serviço há pouco mais de dois anos.

A embarcação saiu de Lisboa no passado dia 01 de março e vai participar em exercícios internacionais, ações de cooperação e de presença naval em Angola, Cabo Verde, e na Guiné-Bissau,  na Nigéria e em São Tomé e Príncipe.

Trata-se, da primeira presença marítima coordenada da União Europeia (EU), um “projeto piloto” da presidência portuguesa da União Europeia.

Depois da sua chegada ao porto de Bissau, manter-se-á em águas nacionais guineenses até 12 de março de 2021.

O “Setúbal” está a ser comandado pelo capitão-de-fragata Artur Jorge Martins Dias Marques natural de Lisboa, com uma guarnição de 58 militares, incluindo uma equipa de abordagem, outra de mergulhadores, um médico naval e um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.

“Trata-se de uma unidade não combatente com vocação para exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas deinteresse público nas áreas de jurisdição ou da responsabilidade nacional”- lê-se no documento.

Segundo o programa da visita, no primeiro dia o comandante do navio capitão-de fragata Dias Marques apresentará cumprimentos protocolares ao embaixador de Portugal, em Bissau. O segundo dia, dia 09 de março, será reservado a trabalhos de rotina e de manutenção de bordo.

No terceiro dia, haverá uma conferência/debate- no centro cultural português com temas ligados à apresentação sumária do Navio da República Portuguesa (NRP), o “Setúbal”, ao objetivo da iniciativa mar aberto, à segurança marítima no Golfo da Guiné e ao Atlantic Centre. 

No penúltimo dia, 11 de março, entidades militares e civis farão uma visita restrita ao navio e depois realizar-se-á uma conferência de imprensa a bordo do navio. 

No dia 12 de março, último dia da visita do “Setúbal” à Guiné-Bissau, será o dia da largada do NRP Setúbal com destino a Cabo Verde.

De acordo com dados disponíveis, o Setúbal tem um comprimento de 83,1 metros, calado de 3,82 metros, peso 1850 toneladas e uma velocidade máxima de 21 nós. 

Em relação à guarnição, o navio tem a bordo 12 oficiais, 12 sargentos e 34 praças, bem como duas metralhadoras Browningde 12.7 mm.

Por: Filomeno Sambú

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário