quarta-feira, 3 de março de 2021

Covid-19/Vacinas dadas pelo senegal chegam à Bissau na próxima semana

Bissau, 03 Mar 21 (ANG) - O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse, em entrevista à Lusa, que na próxima semana chegam à Guiné-Bissau 10 mil vacinas contra o novo coronavírus doadas pelo Senegal.

"Para a semana vamos receber 10 mil doses de vacinas de oferta do meu amigo e Presidente do Senegal, Macky Sall, a União Africana também nos vai mandar e nós também vamos comprar, estamos a ver onde vamos comprar se à Rússia, à China, à Europa", afirmou o chefe de Estado.

Questionado pela Lusa sobre que vacina vai ser adquirida pela Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló disse que serão "todas as vacinas que estão homologadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde)".

O representante do Banco Mundial em Bissau, Amadou Ba, anunciou no sábado que está a ser preparado um projecto de apoio à vacinação contra a covid-19 na Guiné-Bissau no valor de cinco milhões de dólares (4,1 milhões de euros), que deverá ser aprovado até Abril.

A União Europeia já tinha anunciado que a Guiné-Bissau vai receber 144 mil doses da vacina AstraZeneca até ao final de Março ao abrigo da iniciativa Covax, que junta vários parceiros internacionais.

Desde que foram detectados os primeiros casos de covid-19 na Guiné-Bissau, em Março de 2020, o país já registou mais de 3.260 casos de infecção pelo novo coronavírus e 48 vítimas mortais.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense promulgou no final de Fevereiro o estado de calamidade por mais um mês, até 25 de Março.

Conosaba/ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário