sexta-feira, 8 de maio de 2020

NAÇÕES UNIDAS NA ÁFRICA OCIDENTAL QUER PARCERIA COM CEA PARA UMA RESPOSTA HARMONIZADA AO IMPACTO SÓCIO-ECONÓMICO DO COVID-19 A NÍVEL REGIONAL


A Comissão Económica das Nações Unidas para a África (CEA), através de seu Escritório Sub-Regional para a África Ocidental (BSR-AO), realizou no passado dia 23 de abril, uma reunião virtual com os Coordenadores Residentes do Sistema das Nações Unidas na África Ocidental para discutir áreas de colaboração para uma melhor resposta ao impacto socioeconómico do COVID-19 ao nível desses países e apoio mais efectivo e coordenado aos esforços dos Estados no âmbito da implementação da Década de Acção para a Realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os coordenadores residentes na África Ocidental observaram que a pandemia não é apenas uma crise, mas também uma oportunidade de demonstrar a dimensão integrada das acções do sistema das Nações Unidas no contexto de "Entregar como um".

Depois de resumir o apoio dos coordenadores residentes às respostas do COVID-19 na África, Themba Kalua, gerente sênior do programa do ODC, disse que “em quase todos os países, estamos a trabalhar juntos, agregando valor e apoiar os governos na resposta”.

“É por isso que os coordenadores residentes do Sistema das Nações Unidas na África Ocidental e na CEDEAO expressaram a necessidade de ter uma parceria com a CEA- bureau sub-regional para uma resposta harmonizada e coordenada ao COVID-19 em nível regional”, explica ainda o gerente do programa da ODC.

Apresentando as conclusões da videoconferência da Cúpula dos 15 Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO sobre a situação e o impacto do coronavírus realizado em 23 de abril de 2020, a vice-presidente da CEDEAO, Finda Koromo afirmou que “ os Chefes de Estado confirmaram a necessidade de uma abordagem harmonizada e coordenada como organização regional ”.

Por sua parte, a directora do bureau sub-regional da CEA, Ngone Diop, indicou que a realização desta reunião é para melhor atender às necessidades e expectativas de nossos países.

No final da reunião, os participantes concordaram em criar, com o apoio do ODC, uma plataforma para discutir questões específicas de desenvolvimento.

"Temos que tornar essa plataforma como uma realidade e começar a movê-la de uma maneira muito concreta", concluiu Ngone Diop.

As discussões entre o ODC, os Coordenadores Residentes do Sistema das Nações Unidas na África Ocidental, a CEDEAO e a CEA bureau sub-regional ocorreram num contexto em que a sub-região enfrenta vários desafios: COVID19, extremismo violento e terrorismo e suas consequências no desenvolvimento.

Por: Nautaran Marcos Có/ Tahirou Gouro/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário