quarta-feira, 6 de maio de 2020

MORADORES DA ANTULA FECHAM VAZADOURO PARA REIVINDICAR MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE

Os moradores do bairro de Antula, em Bissau, proíbem, desde manhã, a Camara Municipal de Bissau (CMB) de vazar os lixos em Antula como tem acontecido há décadas. Os moradores dizem que são penalizados e correm risco de contaminação principalmente nesta ameaça da Covid 19

Durante a reivindicação os jovens que estavam com cartazes na mão com a escrita, basta promessas, anós i ka lixo (não somos lixo), e entre outras palavras reivindicativas, proibiram também a população ou pessoas individuais de deitarem no lixo no vazadouro.

O vazadouro de Antula está cada vez mais em péssimas condições higiénicas e cheio de lixo, fumaça e moscas, durante a permanência da repórter da RSM foi constada o estacionamento de duas viaturas com lixos, em frente ao portão do cemitério de Antula.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), o Porta-Voz dos moradores, Noronha Pina Embalo, pede demissão do actual Presidente da CMB, Luís N`tchama, por várias promessas não cumprida.

“Voltamos a carga para fechar o vazadouro de vez. Só ficamos surpreendidos e tristes com o comportamento do actual Presidente da Camara Municipal de Bissau, desde já pedimos a sua demissão”.

Pina Embalo afirma ainda que os moradores teriam enviado uma carta à CMB que por sua vez prometeu responder dentro de 48 horas e não foi caso. Mas que, no entanto, hoje o responsável da CMB ameaçou mandar forças de segurança para impedir a reivindicação no vazadouro.

“A sua intenção logo é trazer forças de seguranças para bater nos jovens mais nós estamos tranquilos porque sabemos que a nossa luta é justa, se ele não está preparado para liderar com a sua instituições pode pôr o seu cargo a disposição, não está a revelar qualidade, não é uma pessoa dialogante e nunca pautou para uma boa relação entre partes”.

Os moradores confirmaram ter mantido encontros com as autoridades que pediram 30 dias para mudar vazadouro do local e depois voltou a pedir mais 10 e ao todo se passaram 44 dias sem nenhuma resposta.

Entretanto sobre o mesmo assunto o Presidente da Camara Municipal de Bissau, Luís Ntchama, ouvido pela RSM, disse não ter lembrado o dia exacto que iria cumprir com as promessas feitas aos moradores.

“O Ministro da Administração Territorial tomou o engajamento de que vazadouro de Antula em princípio deve mudar no dia 23 se não me engano e trabalho iniciou no vazadouro de Safim alguns elementos da Associação foram até vazadouro de Safim, de uma forma unilateral os jovens surpreenderam Camara Municipal de Bissau em proibir o vazamento do lixo”.

Este responsável camararia acusa os jovens locais de promover uma reivindicação encomendada e, no entanto, nega ter ameaçado os jovens em causa.

“As pessoas gostam de deturpar a informação e caluniar (…) quando se faz reivindicação que seja com boa-fé e não encomendada”.

O presidente da Camara Municipal de Bissau afirma que teve encontro com associação dos moradores e cada reunião comparecia representante diferente. Por sua vez os jovens continuam determinados em fechar o vazadouro de Antula.

Por: Elisangila Raisa Silva dos santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi/Cononosaba

Imagem: Bíbia Mariza Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário