quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

PR DA GUINÉ-BISSAU QUER QUE 2019 SEJA DE CONSOLIDAÇÃO DO PODER DEMOCRÁTICO

O Presidente da República (PR), José Mário Vaz, afirmou, hoje (31 de Dezembro), na sua mensagem à nação, por ocasião do novo ano, que as eleições sem reformas não representarão as “soluções mágicas” para os problemas políticos na Guiné-Bissau

Mário Vaz faz votos que o ano de 2019 seja de Consolidação do Poder Democrático na Guiné-Bissau.

De acordo com o presidente, o problema da Guiné-Bissau não são as pessoas, mas sim o sistema de governo.

“O sistema actual terá de mudar para dar lugar a um país novo, aquele que inspirou os pais fundadores da República, forjada na luta armada contra o colonialismo”, sustenta.

Para José Mário Vaz, as eleições impõem-se uma nova agenda nacional, Por isso é fundamental a reforma constitucional que permita a eliminação de focos de instabilidade institucional e a clarificação do sistema de governo a fim de permitir que os guineenses se pronunciem directamente sobre o sistema de governação actualmente em vigor.

“As eleições legislativas sem reformas não representarão a solução mágica para os problemas políticos na Guiné-Bissau. Após as eleições, impõe-se uma nova agenda nacional. É fundamental a reforma constitucional que permita a eliminação de focos de instabilidade institucional e a clarificação do sistema de governo”

O presidente da república disse ainda que maioria da população é constituída por mulheres e jovens que não estão a ser suficientemente valorizados.

“Apelo Aos Partidos Políticos que tenham em conta a lei da paridade, que foi promulgada em 2018 para que haja um justo reconhecimento, das mulheres na sociedade de acordo com as suas competências”.

José Mário Vaz convidou ainda a todos e sem excepção para que no dia 10 de Março de 2019 não deixem de exercer o seu direito de voto.

“Um direito igual para todos, cada cidadão vale 1 voto e não votar significa não exercer o direito que a constituição lhe reserva”, lembra.

“Votar nas próximas eleições será mais fácil do que nunca para todos os guineenses porque temos a opinião formada sobre os partidos e os dirigentes político-partidários da nossa praça e de forma consciente e em liberdade poderemos dar o nosso voto de confiança à formação politica que irá conduzir o destino do país nos próximos quatro anos”, garante.

Na mensagem o presidente da república aproveitou a ocasião para deixar uma palavra de apreço e de gratidão as forças de Defesa e Segurança.

“Aproveito esta ocasião para deixar uma palavra de apreço e de gratidão as nossas forças de Defesa e Segurança, que trabalharam arduamente ao longo deste ano para manter o clima de paz civil e segurança interna que hoje desfrutamos no país, e com o apoio das mulheres e homens que integram a força da ECOMIB numa missão de paz e que passam mais uma quadra festiva connosco”.

José Mário Vaz convidou cada guineense a fazer uma reflexão sobre os acontecimentos que marcaram o ano 2018 e retirar as conclusões de forma objectiva, porque, segundo ele, o ano novo deve servir para renovar as esperanças e ter a coragem de iniciar uma nova etapa que será marcada por muitas mudanças na vida de todos os guineenses.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário