O presidente da FIFA, Gianni Infantino, defendeu hoje um trabalho mais intenso com as autoridades da Guiné-Bissau para apoiar projectos para desenvolver o futebol no país.
«A Guiné-Bissau tem talento, tem coração, paixão pelo futebol e temos de trabalhar juntos com a federação e com o Estado para o desenvolver, é preciso infra-estruturas, é preciso ajuda», afirmou Gianni Infantino.
O presidente da FIFA falava aos jornalistas depois de um encontro de cortesia ao Presidente guineense, José Mário Vaz, no final de uma visita de várias horas que realizou a Bissau.
«Nos próximos meses vamos definir exactamente os projectos, porque a Guiné-Bissau pode ter um futuro no futebol e temos de investir», salientou.
Sobre o encontro com o chefe de Estado guineense, Gianni Infantino disse que falou com José Mário Vaz sobre a forma como o futebol pode mudar de «forma positiva» as mentalidades do país.
«Os resultados da selecção ultimamente puseram a Guiné-Bissau no mapa de África e do mundo e deram um orgulho ao povo da Guiné-Bissau e isso é a força do futebol», afirmou.
O presidente da Federação Internacional de Futebol e Associações (FIFA) chegou na manhã desta segunda-feira (07 de Janeiro) à Guiné-Bissau para uma visita de contactos com as autoridades do país e desportivas.
Entretanto, a sua chegada ao país, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que a sua visita à Guiné-Bissau “é para conhecer a real situação de futebol guineense e posteriormente ajudar na formação dos jogadores”.
“A minha vinda à Guiné-Bissau é exclusivamente para saber da real situação de futebol guineense. Agora a Guiné-Bissau é capital mundial de futebol e muito importante para a FIFA uma vez que há grande paixão incrível para o futebol”, reconheceu.
Por seu turno, o presidente da Federação de futebol da Guiné-Bissau, Manuel Irénio Nascimento Lopes disse que com vinda do presidente de FIFA à Guiné-Bissau, o país irá ganhar muitas coisas para o desenvolvimento do sector de futebol nacional.
“ Como disse ao presidente da FIFA vamos trabalhar em conjunto uma vez que a sua estada vai ajudar muito ao país para o desenvolvimento do sector de futebol nomeadamente na construção de infra-estruturas desportivas e na formação”, sublinhou o presidente da FFGB.
//Bissau On-line
CONOSABA - //RSM
A Guiné-Bissau conta com dois estádios padrão da FIFA nomeadamente Estádio 24 de Setembro com a lotação de 15.0000 espectadores e Estádio Lino Correia com 12000, ambos na capital Bissau.
Esta é a primeira na história de futebol do país que um dirigente de futebol de alto nível visita Guiné-Bissau desde 1974, ano em que a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) foi fundada e também se afilhou à Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) organismo que rege o futebol mundial.
Por: Marcelino Iambi/ Redacção
Sem comentários:
Enviar um comentário