segunda-feira, 1 de outubro de 2018

GUINÉ CONACRI: "A FRANÇA É RESPONSÁVEL PELO ATRASO DO PAÍS", DIZ ALPHA CONDÉ


Conakry - O Presidente da Guiné-Conakry, Alpha Condé, acusou domingo a França de ser o responsável pelas dificuldades que o seu país atravessa desde a independência em 1958.

Falando numa entrevista que concedeu aos jornalistas franceses da TV5, da RFI e do Le Monde, por ocasião do sexagésimo aniversário da independência do país, Alpha Condé insurgiu-se contra a pergunta ligada ao não arranque da economia.

Para o mesmo, o atraso económico da Guiné é da responsabilidade dos seus chefes de Estado, mas é também da França da época.

Explicou que quando a Guiné tornou-se independente em 1958, os quadros franceses abandonaram o país, que ficou sem quadros formados, porque queria-se exterminar economicamente o povo.

Recordou que a Guiné fora isolada (…), e que foram precisas as ajudas da antiga união Soviética e da China, para que o país avançasse.

A Guiné foi o primeiro país da África ao Sul do Sahara a obter a sua independência da França, depois de ter votado pelo não no dia 28 de Setembro de 1958, durante o referendo que instituiu a “Comunidade franco-africana” do general Charles De Gaulle.

Antigo opositor histórico, Alpha Condé é o primeiro Presidente guineense eleito democraticamente.

Segundo a ONU, apesar das potencialidades do seu subsolo, mais de metade da população da Guiné vive abaixo da pobreza, com menos de um Euro por dia.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário