terça-feira, 18 de julho de 2017

«LUTO KATA MATA, LAMBU BU BATE!» AUGUSTO MIDANA SEM AJUDA PARA TRATAMENTO MEDICO


A Situação em que se encontra o atleta Guineense de luta, Augusto Midana, na categoria de 74 Kg, está a deixar muito preocupado a Federação Nacional da modalidade. Augusto Midana enfrenta uma lesão muscular que deve ser tratada em Cuba

Preocupação foi manifestada, esta segunda-feira (17/07), em exclusivo à Rádio Sol Mansi (RSM), pelo presidente da federação da Luta, Muniro Conté, onde afirma que o atraso tem a ver parcialmente com a falta de visto de transito para a Espanha.

“Estamos muito preocupados com esta situação porque desde o mês de Fevereiro que o comité olímpico da Guiné-Bissau disponibilizou o bilhete de viagem para o atleta, inclusive logo no mês de Maio deu mais 10 mil dólares para o tratamento no estrangeiro mas tudo ficou dependente porque houve atraso no ministério das finanças para desbloquear o montante”, explica.

Por parte do governo, ainda não existe nenhum sinal de cumprimento das promessas feitas neste processo, afirma ainda Muniro Conté.

“Esperemos que quando haver um governo de legislatura a proposta feita pelo antigo governo seja cumprida porque na Guiné-Bissau”, afirma Muniro que defende que as promessas devem ser honradas porque, em todos os atletas que praticam desporto individual, ele (Augusto Midana) foi quem mais trouxe medalhas para a Guiné-Bissau.

Muniro Conté promete ainda que se a situação persistir, o caminho a seguir passa necessariamente por bater outras portas no sentido de conseguir juntar verbas para o tratamento do atleta em Cuba.

Augusto Midana lutador nacional da categoria de 74 kg, já arrecadou 17 medalhas, 10 em ouro, mais 7 entre prata e bronze.

Midana tetra campeão africano da modalidade em 2016, ainda está a espera das autoridades nacionais e da embaixada do reino de Espanha para ir tratar da lesão no ombro que o afecto já a quase um ano.

Augusto Midana, nascido em 20 de Maio de 1984, em Sucuto-Nhacra, na Guiné-Bissau, é um lutador, que concorre na categoria peso médio (-74 kg).

Ele representou a Guiné-Bissau nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, Em 2012 concorreu novamente nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres.

Já em 2016, Augusto Midana concorreu, pela terceira vez, nos Jogos Olímpicos, desta vez no Rio de Janeiro e mais uma vez Midana teve a oportunidade de ser o porta-bandeiras da Guiné-Bissau durante o Desfile das Nações, na Cerimónia de abertura dos Jogos do mesmo ano.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Baio Dansó/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário