segunda-feira, 17 de julho de 2017

GUINEENSES QUEIXAM-SE DA SUBIDA DE PREÇO DOS PRODUTOS DA PRIMEIRA NECESSIDADE



A subida galopante de preços dos produtos da primeira necessidade nos mercados do país nos últimos tempos preocupa cada vez mais a população guineense.

O aumento iniciou desde princípio de Abril, depois do governo ter fixado preço mínimo de 500 cfa para compra de um quilograma de castanha de Caju.

Neste momento um saco de arroz de 50 kg que antes custava 17.500 francos cfa subiu para 20.000 franco cfa, registando um aumento de 2.500cfa. Vinte litros de óleo que era vendido entre 17.500 a 18.000 CFA subiu para 20 mil a 22 mil CFA, 1 kg de carne bovino primeira qualidade, actualmente custa 4.000CFA.

Sobre o assunto Rádio Sol Mansi, registou esta segunda-feira (17 de Julho) a opinião de alguns líderes das organizações e movimentos da sociedade.

Para o presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis Amado Tidjane Seide, o governo deve assumir as suas responsabilidades face a subida rápida de preço dos produtos no mercado nacional.

«Governo tem que assumir as suas responsabilidades sobretudo ministério do comércio através do serviço da inspecção têm que fazer os seus trabalhos, porque não podemos estar nesta situação miserável onde um cidadão guineense vive com menos de que 500 CFA por dia e há uma subida deste tipo e governo pávido, sem tomar nenhuma medida para pôr cobre a esta situação»

No entanto, pediu ao governo e às próprias organizações dos comerciantes para assumirem as suas responsabilidades “porque temos a população que não vai conseguir aguentar este aumento”.

Na semana passada o porta-voz do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados Sumaila Djalo, durante uma conferência de imprensa para projecção da marcha da organização, criticou o governo que até então não pronunciou sobre o assunto.

“Continuamos ainda a viver na miséria, preços dos produtos alimentares subiram nos mercados abusivamente e o governo liderado pelo Umaro Sissoco Embalo, até então ficou silencioso e não sabe explicar o que está acontecer no país com a subida dos produtos da primeira necessidade a disparar todos os dias sem nenhuma resposta por parte do governo”.

A Rádio Sol Mansi sabe junto do ministério da função pública que está agendada para esta quarta-feira a reunião da comissão de concertação social para analisar a questão da subida dos preços nos mercados do país. A comissão já tinha reunido no princípio do mês sobre a mesma questão e ainda não surtiu efeito.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário