quarta-feira, 26 de julho de 2017

«CAMPANHA DE CAJU 2017» "GUINÉ-BISSAU JÁ EXPORTOU MAIS DE 130 MIL TONELADAS", DIZ PRESIDENTE DA ANCA


Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – O Presidente da Agência Nacional de Caju (ANCA) afirmou terça-feira que “até ao presente momento”, se registou a exportação de cerca 140 mil toneladas de casta de caju da campanha deste ano.

Em declarações à imprensa, momentos depois da visita do Primeiro-ministro a nova sede da ANCA, Malam Djaura disse que comparativamente a 2016, o processo “está quase no mesmo ritmo”, não obstante algumas exigências dos empresários exportadores no que tange aos pagamentos ao Estado.

Fazendo uma perspectiva optimista, este técnico sénior do Ministério do Comércio disse que o sector de caju guineense está a “crescer”. Por isso, entende que deve ser “acompanhado e regulado, ao nível dos produtores, dos intermediários e dos exportadores”. 

“O processo de regulamentação deve funcionar duma forma, visando que, em cada campanha, satisfaça interesses legítimos de todos os interveniente no processo, incluindo o Estado, com o pagamento de imposto”, acrescentou.

Malam Djaura salientou que, devido a “concorrência na sub-região e no plano internacional”, o sector de caju guineense deve estar organizado, por forma a potenciar a “sua capacidade concorrencial”.

Em 2016, de acordo com os dados oficiais, a Guiné exportou mais de 200 mil toneladas da castanha de caju, fundamentalmente para as Repúblicas de Índia e Vietname, onde são transformados , depois a sua amêndoa é comercializada, sobretudo nos mercados norte-americano e europeu.

Actualmente, a Guiné-Bissau é o quinto maior produtor mundial de caju, seguido da Índia, Vietname, Brasil e Costa do Marfim. O principal produto de exportação do país é o caju. 

Conosaba/ANG/QC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário