segunda-feira, 17 de julho de 2017

BRIGADA COSTEIRA DE GUARDA NACIONAL APREENDE 12 PIROGAS SENEGALESAS



A Brigada Costeira da Guarda Nacional apreendeu, na noite de sábado para domingo, 12 pirogas senegalesas, que se encontravam a pescar ilegalmente nas águas territoriais da Guiné-Bissau.

Esta segunda-feira o comandante da guarda nacional Armando Marna entregou, ao coordenador de FISCAP, os documentos das 12 pirogas apreendidas, e na ocasião afirma que os seus agentes estão a cumprir com a lei nº8/2010.

«Estamos a cumprir com a lei nº 8/2010 no seu artigo terceiro. Os meios usados para pescar nas pirogas apreendidos são nocivas as espécies que temos no nosso mar e entraram ilegalmente para pescar nas águas nacionais, e já estamos a diligenciar para entrar em contacto com o agente que é feito refém e que agora se encontra no Senegal salvo» garante o comandante.

Para o coordenador de FISCAP, Mário Siano Fambé, a fiscalização do mar da Guiné-Bissau tem que ser feita com a conjugação de todas as forças, para depois afirmar que “ só uma instituição não pode fazer a fiscalização no mar, tem que ser a conjugação de todas as forças”.

Por outro lado, sublinhou que “estamos a fazer as diligências para que as pirogas em fuga, e que já se encontra no senegal, possam ser devolvidas pelas autoridades senegalesas e assim julgados aqui em Bissau pelos actos cometidos nas águas nacionais”, referiu.

O comandante de porto de Bissau, Siga Batista, disse que os meios de fiscalização estão todos em terra firme.

«Sempre criticamos que os meios de fiscalização que temos todos estão na terra firma, quando podia ser aproveitado nas zonas insular para montar pontos de fiscalização mais avançados. Temos problemas internamente porque há pessoas que colaboram com os que pescam ilegal, mas também a nossa preocupação é como os nossos agentes são tratados pelos senegaleses, enquanto eles recebem um outro tipo de tratamento pelas nossas autoridades», lamenta Batista.

Entretanto, um agente da Guarda Nacional (GN) foi levado como refém por uma piroga fugitiva que estava a pescar ilegalmente nas águas nacionais

Por: Anésia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário