quarta-feira, 26 de julho de 2017

«INFRAESTRUTURA» CHINA DESEMBOLSA 26 MILHÕES DE DÓLARES PARA CONSTRUÇÃO DE PORTO DE ALTO BANDIM



Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – A China vai doar 26 milhões de dólares para financiar a construção do porto de pesca de Alto Bandim, em Bissau, ao abrigo de um acordo terça-feira assinado pelo embaixador Jin Hongjun e o ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Orlando Mendes Viegas.

O acordo contempla a construção de uma ponte flutuante junto à rampa já existente, a pavimentação e construção de valas de drenagens, de um reservatório de água com capacidade de mil metros cúbicos e a limpeza de detritos ao redor do tabuleiro da nova infra-estrutura.

O início dos trabalhos, de acordo com o documento ora firmado, está previsto para dentro de três meses e as obras terão a duração de dois anos.

O diplomata chinês considerou o acto um “passo importante” para o desenvolvimento do sector pesqueiro da Guiné-Bissau e elogiou os técnicos do Ministério das Pescas do país que se mostraram incansáveis na execução dos trabalhos preliminares.

Jin Hongjun assegurou que a China vai continuar, tal como fez até aqui, a ser solidário para com a Guiné-Bissau, proporcionando-lhe apoio para o desenvolvimento dos sectores das pescas e agricultura.

“Com a conclusão deste projecto, os pescadores da Guiné-Bissau passam a dispor de melhores infra-estruturas para desenvolver as suas actividades”, sublinhou o embaixador da China.

O Ministro Orlando Mendes Viegas agradeceu o gesto da China e destacou que demonstra a solidariedade daquele pais asiático para com o seu pais.

Prometeu continuar a trabalhar de mãos dadas com o executivo de Pequim para proporcionar ao povo guineense aquilo que ambiciona no sector sob sua alçada e salientou que a nova infra-estrutura irá ajudar, sobretudo, no desenvolvimento das actividades de pesca artesanal.

“O montante disponibilizado demonstra o valor que a China atribui a este projecto para a Guiné-Bissau”, disse Orlando Mendes Viegas que espera que o povo guineense venha a sentir essa expressão. 

Conosaba/ANG/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário